PlayStation inicia quarta fase do China Hero Project com reforço estratégico de grandes estúdios

PlayStation inicia quarta fase do China Hero Project com reforço estratégico de grandes estúdios

Durante uma conferência realizada em Xangai, a PlayStation anunciou oficialmente o início das inscrições para a quarta fase do China Hero Project, programa estratégico que visa fomentar a indústria de games na China, impulsionando estúdios locais a desenvolverem jogos com potencial internacional. Com base no aprendizado acumulado ao longo das três fases anteriores, a nova etapa promete ser ainda mais ambiciosa e estruturada, com foco em elevar o padrão técnico, artístico e de experiência do usuário dos títulos participantes.

Parcerias com estúdios de peso para fortalecer os jogos

Para maximizar o sucesso dos projetos selecionados, a PlayStation reuniu um time de estúdios especializados que atuarão como parceiros de suporte durante o desenvolvimento. Entre eles está a Virtuos, renomada empresa conhecida pelo trabalho de co-desenvolvimento em jogos de grande escala, incluindo o recente The Elder Scrolls IV: Oblivion Remastered. A Virtuos será responsável por colaborar diretamente no desenvolvimento de alguns títulos, trazendo expertise técnica e otimização.

Outro parceiro é a RichTap, que irá integrar tecnologias avançadas de feedback háptico nos jogos, potencializando a imersão sensorial e a interação dos jogadores com o controle, um diferencial cada vez mais valorizado no mercado. Além disso, a Visual Arts, estúdio interno da PlayStation focado em experiência do usuário, contribuirá com a avaliação e aprimoramento da interface (UI/UX), garantindo que os jogos ofereçam usabilidade fluida e intuitiva, elemento essencial para o sucesso comercial.

Investimentos adicionais em jogos promissores

A iniciativa demonstra seu compromisso financeiro e estratégico com o ecossistema local ao anunciar aportes extras para três jogos em desenvolvimento no âmbito do programa: Daba: Land of Water, Scar e EXILEDGE. Esses recursos adicionais devem acelerar a produção e contribuir para a qualidade final dos títulos, reforçando a confiança da PlayStation em seu portfólio chinês.

Desde seu início, o China Hero Project tem obtido resultados positivos, alavancando estúdios e ampliando a visibilidade dos jogos produzidos na China em escala global. Em 2025, a iniciativa celebrou o lançamento de AI Limit, jogo muito elogiado pela crítica e jogadores, consolidando a qualidade alcançada pelo programa.

Além disso, outro destaque é o aguardado Lost Soul Aside, título oriundo da primeira fase do projeto que passou por significativas transformações durante o desenvolvimento e está prestes a chegar ao mercado, sendo acompanhado com expectativa pela comunidade internacional.

Expansão estratégica em um mercado em crescimento

Com a indústria de games chinesa ganhando cada vez mais relevância mundialmente, o investimento da PlayStation no fortalecimento de talentos e estúdios locais é visto como um movimento natural e estratégico para consolidar sua presença na região e fomentar a criação de títulos competitivos internacionalmente. A quarta fase do China Hero Project reforça essa visão, posicionando a PlayStation como um catalisador fundamental no desenvolvimento da indústria chinesa de jogos e prometendo trazer novidades que deverão marcar os próximos anos do mercado global.

Fonte: Insider Gaming