Lançado em 2015 como um dos primeiros grandes exclusivos do PlayStation 4, The Order: 1886 rapidamente chamou atenção por seus visuais cinematográficos e atmosfera vitoriana estilizada. No entanto, a experiência curta (com campanha principal durando cerca de sete horas) gerou críticas que impactaram sua recepção e, consequentemente, suas chances de continuar como uma franquia.
Agora, dez anos depois, o fundador da Ready at Dawn, Ru Weerasuriya, revelou que cerca de 30% do conteúdo planejado foi cortado nos meses que antecederam o lançamento. O motivo: a necessidade de cumprir o prazo estipulado pela Sony.
Um jogo encurtado pela pressa
“A duração do jogo, isso foi algo que muita gente comentou na época”, disse Weerasuriya. “Cortamos cerca de 30% do jogo alguns meses antes do lançamento. Decidimos que ele precisava sair no prazo determinado. Se fosse para fazer de novo, eu provavelmente teria tentado encontrar uma forma de estender o desenvolvimento. Foram apenas três anos e meio para criar o jogo do zero.”
O criador destacou ainda que a decisão foi influenciada por pressões estratégicas da Sony, que precisava de um título graficamente impressionante para demonstrar o poder do PS4 no início do ciclo da plataforma. The Order: 1886, com seus gráficos ultrarrealistas e estética cinematográfica, acabou cumprindo esse papel — mesmo que ao custo de profundidade de conteúdo.
Sequências e multiplayer estavam nos planos
Segundo Weerasuriya, a equipe já tinha planos bem estruturados para uma trilogia, incluindo um modo multiplayer que originalmente estaria no primeiro jogo, mas foi descartado.
“Eu já tinha, na minha cabeça, a história para o segundo e o terceiro jogo. Já tínhamos tudo isso planejado. Mas, infelizmente, aconteceu o que aconteceu”, afirmou.
O multiplayer, que poderia ter expandido significativamente a longevidade e o apelo do título, era parte da visão inicial da Ready at Dawn para tornar The Order uma franquia duradoura. Com as vendas abaixo do esperado e recepção morna da crítica, esses planos acabaram engavetados.
O legado visual de The Order
Apesar das falhas, The Order: 1886 ainda é lembrado como um dos jogos mais bonitos da era PS4, com sua apresentação técnica e direção de arte influenciando títulos posteriores. O jogo criou um universo intrigante, misturando ficção histórica com elementos sobrenaturais, mas seu potencial narrativo foi interrompido abruptamente. A Ready at Dawn foi adquirida pela Oculus Studios (Meta) em 2020 e desde então vem trabalhando em experiências de realidade virtual, deixando The Order como uma relíquia de uma geração de transição e um símbolo das oportunidades perdidas em meio à pressa da indústria.
Fonte: The Game Business