Depois de anos em desenvolvimento e envolto em rumores de que poderia não passar de uma farsa, o ambicioso projeto ILL, da desenvolvedora independente Team Clout, finalmente começa a mostrar sua verdadeira face. Em entrevista ao PlayStation Blog, os criadores revelaram novos detalhes do game, que promete oferecer uma experiência de terror em primeira pessoa intensa, grotesca e extremamente realista.
Atmosfera inspirada pelo horror clássico
Segundo os desenvolvedores, ILL é inspirado por filmes de terror das décadas de 1970 a 1990, com forte influência de efeitos práticos, animatrônicos e uma direção de arte marcada por iluminação calculada e sensação de desconforto constante. A estética do jogo ecoa a era de ouro do cinema de horror, com homenagens visuais e narrativas a nomes como The Thing e Hellraiser.
Entre as principais influências dos games, a equipe cita Half-Life 2, Silent Hill e Resident Evil — pilares do terror e da ação em mundos decadentes e opressores. A proposta é clara: colocar o jogador em ambientes “vivos e hostis”, onde cada recurso é escasso e a sobrevivência depende da inteligência e nervos de aço do jogador.



Criaturas grotescas e gameplay tático
Os monstros em ILL não seguem fórmulas fixas. O processo criativo mistura arte conceitual, vídeos bizarros da internet e tentativa e erro, garantindo que cada criatura represente um desafio singular — não apenas visualmente, mas também em termos de combate.
O combate, aliás, promete ser intenso e realista. Há um sistema de desmembramento visceral, além de física detalhada e comportamento dinâmico dos inimigos, que reagem de forma imprevisível às ações do jogador. A equipe da Mundfish (de Atomic Heart) contribui com animações refinadas que aumentam o desconforto visual e a imersão.



Imersão através de som e tato
Para completar a imersão, ILL utiliza áudio binaural — tecnologia que simula sons tridimensionais com altíssimo grau de realismo, essencial para o terror psicológico. A manipulação de armas também é tratada com rigor técnico: há animações únicas e táticas, que refletem peso, recuo e o estado físico de cada equipamento.
A administração de inventário e recursos será vital, obrigando o jogador a fazer escolhas difíceis diante da constante ameaça. Em meio ao caos, o gerenciamento tático torna-se parte da tensão narrativa.
Ainda em desenvolvimento — mas real
Atualmente em produção para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S, ILL ainda não tem uma data de lançamento definida. Apesar das acusações anteriores de que seria um projeto fraudulento, a entrevista e os materiais divulgados reforçam que o jogo é real e ambicioso, e segue avançando com apoio técnico de estúdios experientes.
Se cumprir o que promete, ILL poderá se consolidar como um dos títulos mais perturbadores da atual geração, combinando horror físico, narrativa opressiva e mecânicas envolventes em uma experiência que vai além do susto fácil — apostando no desconforto real e na tensão psicológica. A indústria e os fãs de horror devem ficar atentos: o pesadelo de ILL está só começando.