A crise que atinge a divisão de jogos da Microsoft continua gerando ondas de choque na indústria. Segundo apuração do jornal The Journal e relatos de funcionários, o estúdio Romero Games, fundado pelo lendário designer John Romero, foi encerrado após a Microsoft cortar o financiamento de seu projeto em desenvolvimento.
O estúdio, com sede na Irlanda, estaria desenvolvendo um jogo de tiro em primeira pessoa com Unreal Engine 5 em parceria com a Xbox Game Studios, mas o projeto — que ainda não havia sido revelado publicamente — foi interrompido de forma abrupta. De acordo com fontes ligadas à equipe, mais de 100 desenvolvedores perderam seus empregos com o fechamento.
“Todo mundo está sem emprego”, relatou um funcionário sob anonimato. “Tivemos reuniões com a publisher no dia anterior a isso acontecer. Não houve qualquer sinal. Foi um grande choque.”

Encerramento inesperado
Ainda segundo relatos, o jogo estaria em um estágio avançado de desenvolvimento, o que torna o encerramento ainda mais surpreendente para a equipe. Alguns membros do estúdio revelaram que estão buscando alternativas de financiamento para tentar salvar o projeto, mas nenhuma garantia foi dada até o momento.
“Estamos tentando encontrar outras formas de financiar o projeto”, comentou um dos desenvolvedores. “Mas, por enquanto, ele está completamente encerrado, e o estúdio está fechado.”
Mais um capítulo na crise da divisão Xbox
O suposto fechamento da Romero Games se soma a uma série de cortes que atingem estúdios e equipes ligadas à Microsoft desde o anúncio da demissão de cerca de 9 mil funcionários. Entre os casos confirmados estão o cancelamento de Perfect Dark, o fechamento da The Initiative, a dissolução da equipe principal de Forza Motorsport na Turn 10, além do fim de projetos como Everwild e o MMORPG Blackbird.
A Microsoft ainda não se pronunciou oficialmente sobre o status da Romero Games ou do projeto FPS. Caso a informação seja confirmada, marcará o fim de uma iniciativa promissora liderada por uma das figuras mais icônicas da história dos games — John Romero, co-criador de DOOM e Quake. Enquanto isso, cresce a preocupação sobre a instabilidade nos bastidores da divisão Xbox e seu impacto sobre estúdios independentes e talentos criativos em parcerias externas.
Fonte: The Journal