Após uma segunda temporada de polêmicas, que foi ao ar entre abril e maio deste ano, a adaptação de The Last of Us para a HBO já tem sua terceira temporada confirmada. A série, baseada no aclamado jogo da Naughty Dog, continuará adaptando os eventos intensos da Parte II — mas sem duas figuras centrais por trás das câmeras.
A primeira grande saída foi a de Neil Druckmann, criador da franquia e uma das mentes por trás das duas primeiras temporadas da série. Druckmann decidiu deixar sua posição na produção para se dedicar integralmente ao desenvolvimento de jogos, especialmente ao ambicioso Intergalactic: The Heretic Prophet, seu novo projeto na Naughty Dog.
Agora, a produção sofre mais uma baixa: Halley Gross, corroteirista de The Last of Us: Part II e roteirista da série na HBO, também está se desligando do projeto. Gross contribuiu diretamente para os episódios finais da segunda temporada ao lado de Craig Mazin e Druckmann, além de já ter participado de séries como Westworld.
Em uma declaração pública, Gross afirmou:
“Após muita reflexão, decidi encerrar minha participação diária em The Last of Us na HBO para abrir espaço para o que vem a seguir. Sou imensamente grata por essa jornada ter sido tão transformadora. As histórias que contamos — sobre amor, perda e humanidade num mundo brutal — são a razão de eu amar tanto essa franquia.”
Ela encerrou dizendo que está envolvida em novos projetos que ainda serão revelados, mas agradeceu à equipe e aos fãs pela dedicação com que o universo de Ellie e Joel tem sido tratado.
Futuro incerto, mas promissor
Ainda não há data definida para o início das filmagens da terceira temporada. A atriz Isabela Merced, que interpreta Dina, revelou recentemente que o elenco também aguarda novidades sobre quando a produção será retomada — e acredita que isso só acontecerá em 2026.
A nova temporada deve focar principalmente na personagem Abby, como já adiantado por Druckmann. E, embora a história siga os rumos do segundo jogo, não está claro se todos os eventos serão cobertos em apenas uma temporada. Craig Mazin, o showrunner, já deu a entender que uma quarta parte pode estar nos planos.
Com mudanças nos bastidores e uma trama cada vez mais densa pela frente, o futuro de The Last of Us segue envolto em expectativa — e, claro, em emoções fortes.