Microsoft esclarece demissões: ajustes não se limitam à divisão de jogos
Nesta quarta-feira (2), a Microsoft confirmou uma nova fase de reestruturação interna, com demissões que geraram repercussão principalmente na divisão de jogos. No entanto, em comunicado oficial enviado à imprensa, a empresa afirmou que os cortes não se concentram apenas no setor de games, como inicialmente repercutido.
“Continuamos a implementar mudanças organizacionais e na força de trabalho necessárias para posicionar a empresa e as equipes para o sucesso em um mercado dinâmico.”
– Porta-voz da Microsoft
Segundo a companhia, o impacto geral representa menos de 4% da força de trabalho global, e as reduções ocorreram em diferentes níveis, regiões e equipes — incluindo, mas não se limitando a, estúdios de jogos. A Microsoft também esclareceu que a maioria dos estúdios de games não foi afetada e que detalhes específicos não serão divulgados neste momento, por respeito aos profissionais atingidos.
Matéria original: As recentes demissões promovidas pela Microsoft em sua divisão de jogos continuam impactando diretamente importantes estúdios sob o guarda-chuva da Xbox Game Studios. De acordo com informações apuradas pelos jornalistas Mike Straw e Tom Henderson, do portal Insider Gaming, duas desenvolvedoras ligadas à franquia Call of Duty foram afetadas: a Raven Software e a Sledgehammer Games.
Impacto interno ainda não totalmente revelado
Embora os cortes tenham sido confirmados, os detalhes permanecem escassos. Até o momento, não se sabe exatamente quantos funcionários foram dispensados, nem quais departamentos dentro dos dois estúdios sofreram mais com as reduções. Fontes ouvidas pela reportagem indicam que as medidas fazem parte da reestruturação mais ampla conduzida pela Microsoft, a qual já resultou em milhares de desligamentos em outras áreas da empresa, incluindo a Xbox Publishing e a King, estúdio responsável por Candy Crush.
Estúdios afetados possuem papel central em Call of Duty
A Raven Software, sediada em Wisconsin, ganhou destaque como uma das principais responsáveis pelo desenvolvimento e suporte de Call of Duty: Warzone, o popular battle royale da franquia. Já a Sledgehammer Games, com sede na Califórnia, foi a principal desenvolvedora de títulos como Call of Duty: Vanguard (2021) e Modern Warfare III (2023), além de colaborar com outras equipes da Activision em lançamentos anuais da série.
Ambas as empresas foram incluídas no ecossistema Xbox após a aquisição bilionária da Activision Blizzard, concluída em outubro de 2023. Desde então, a expectativa era de fortalecimento da marca Call of Duty com maior integração entre os estúdios — o que contrasta com o cenário atual de incertezas e enxugamento das equipes.
Microsoft ainda não se pronunciou
Até o momento da publicação, a Microsoft não comentou oficialmente os novos cortes em seus estúdios dedicados à franquia Call of Duty. A empresa tampouco respondeu a questionamentos sobre rumores de cancelamentos de projetos internos ou possíveis fechamentos de estúdios que circulam nas últimas semanas.
Essas demissões seguem um padrão observado em outras divisões da companhia, como parte da reestruturação que afetou aproximadamente 9 mil funcionários globalmente, incluindo áreas estratégicas de desenvolvimento de jogos.
Este é um desdobramento em curso e novas informações serão adicionadas conforme forem confirmadas. A equipe de reportagem segue acompanhando os movimentos da Microsoft e os impactos sobre seus estúdios adquiridos, especialmente em um momento de transição crítica para a divisão Xbox.
Fonte: Insider Gaming