Undead Labs sofre demissões, mas State of Decay 3 segue em desenvolvimento

Undead Labs sofre demissões, mas State of Decay 3 segue em desenvolvimento

A onda de demissões promovida pela Microsoft continua fazendo vítimas dentro de seus estúdios internos. Um dos alvos mais recentes é a Undead Labs — responsável pela franquia State of Decay — que, segundo relatos internos, passou por uma nova rodada de demissões em meio a um cenário crescente de incertezas.

Cortes atingem a Undead Labs em meio à nova reestruturação da Microsoft

Embora o número exato de profissionais dispensados ainda não tenha sido divulgado, fontes ligadas à empresa indicam que reuniões com foco em desligamentos começaram a se tornar frequentes nos últimos dias. A movimentação está diretamente ligada à mais recente leva de cortes promovida pela Microsoft nesta quarta-feira (2), que teria atingido cerca de 9.100 funcionários em múltiplas divisões — incluindo a equipe Xbox.

A ação se insere em um contexto mais amplo de contenção de custos dentro do setor de tecnologia, mas reforça a percepção de instabilidade que vem rondando a divisão de jogos da Microsoft nos últimos meses.

State of Decay 3 permanece em produção, segundo jornalista

Apesar do baque organizacional, o desenvolvimento de State of Decay 3 continua em andamento. A informação foi confirmada por Jez Corden, jornalista da Windows Central, que afirmou que o projeto não foi cancelado e, ao menos por enquanto, segue a todo vapor.

O esclarecimento veio como uma espécie de alívio para os fãs da franquia, especialmente diante de um histórico recente em que jogos promissores foram silenciosamente engavetados por outros estúdios internos da Microsoft.

Progresso lento e bastidores conturbados

Anunciado oficialmente em 2020, State of Decay 3 ainda não recebeu uma data de lançamento ou sequer uma atualização significativa de gameplay. O projeto vem enfrentando um ciclo de desenvolvimento prolongado e, segundo fontes internas, já teria passado por diferentes reavaliações criativas desde que foi revelado.

A Undead Labs — adquirida pela Microsoft em 2018 — passou nos últimos anos por uma transição delicada, com relatos de problemas de gestão e mudança de escopo em diversas fases do projeto. Agora, com uma nova leva de cortes, cresce a preocupação quanto à saúde criativa do jogo e à capacidade da equipe de manter o cronograma de produção sem novos atrasos.

Silêncio oficial aumenta clima de incerteza

Até o momento, a Microsoft não se manifestou publicamente sobre o impacto específico das demissões na Undead Labs ou sobre possíveis repercussões em outros estúdios do Xbox Game Studios. A ausência de transparência contribui para um cenário de especulação, especialmente em uma indústria que já viu diversos projetos promissores sendo cancelados após mudanças abruptas na estrutura corporativa.

Para os fãs de State of Decay, a boa notícia é que o jogo ainda está vivo. Mas diante do atual cenário, a pergunta que permanece é: por quanto tempo?