Onimusha: Way of the Sword não será Soulslike nem mundo aberto, garante diretor

Onimusha: Way of the Sword não será Soulslike nem mundo aberto, garante diretor

Desde o impacto de Demon’s Souls em 2009, muitos jogos de ação adotaram elementos soulslike, tendência que passou a dominar o gênero. No entanto, nem todos os estúdios seguem esse caminho — e com Onimusha: Way of the Sword, a Capcom pretende retomar sua clássica franquia de ação sem ceder totalmente às influências modernas.

O título foi anunciado oficialmente durante o The Game Awards 2024, marcando o retorno da série após quase duas décadas. Desde então, surgiram especulações sobre a possibilidade de o novo jogo incorporar mecânicas desafiadoras e mundo aberto, no estilo Souls. Mas em recente entrevista ao site Automaton, o diretor Satoru Nihei tranquilizou os fãs:

“Way of the Sword não é um jogo de mundo aberto nem um título brutal baseado em repetição constante e morte.”

Segundo ele, o objetivo é entregar uma experiência equilibrada, com combates empolgantes que agradem tanto veteranos quanto jogadores menos familiarizados com jogos de ação.

“Queríamos destacar o impacto dos confrontos com espadas — esse é o verdadeiro coração da jogabilidade”, 

-explicou.

O produtor Akihito Kadowaki também havia comentado anteriormente que o jogo seguirá uma estrutura de fases, em vez de um grande mapa contínuo. A campanha principal deve durar cerca de 20 horas, e o título será mais focado em progressão direta do que em combates repetitivos contra os mesmos inimigos, como ocorre em séries como Monster Hunter.

Mecânicas novas e combate refinado

A essência de Onimusha continua presente, mas com novidades. Nihei revelou duas novas ações fundamentais que serão centrais no combate: Desviar e Redirecionar. Essas mecânicas permitem enfraquecer inimigos, especialmente chefes, drenando suas barras de resistência e possibilitando a ativação do poderoso Break Issen — um novo tipo de golpe fatal que amplia o clássico Issen da série.

Enquanto o Issen tradicional, famoso por eliminar inimigos com um único corte no momento certo, permanece intacto, o Break Issen torna esse estilo de combate mais acessível durante batalhas intensas. De acordo com o diretor, o recurso foi pensado para tornar as lutas contra chefes mais recompensadoras.

Elementos clássicos, como a Manopla Oni e a habilidade de absorver almas, também estarão de volta, reforçando a identidade da franquia. Nihei enfatizou que esses aspectos foram mantidos por sua importância histórica dentro da série.

Onimusha: Way of the Sword tem lançamento previsto para 2026 no PlayStation 5, Xbox Series X/S e PC. Embora a data exata ainda não tenha sido confirmada, um novo trailer exibido durante o Summer Game Fest 2025 trouxe mais detalhes sobre a ambientação e o sistema de combate do aguardado retorno.