Durante a recente apresentação de Borderlands 4, que trouxe mais detalhes sobre o gameplay do aguardado título, uma alteração significativa chamou a atenção dos fãs: a remoção do mini-mapa da interface. Desde Borderlands 2, o mini-mapa sempre esteve presente, ajudando os jogadores a se orientarem no vasto mundo da franquia. Com o anúncio de que Borderlands 4 terá o maior mapa da série até agora, a decisão gerou diversas reações.
Pitchford defende a remoção e promete uma nova experiência de jogo
O CEO da Gearbox, Randy Pitchford, explicou que a decisão de eliminar o mini-mapa visa uma experiência mais imersiva. Para ele, o foco deve ser o jogo em si, e não o mapa. Pitchford afirmou que a equipe está confiando em um sistema de bússola para ajudar os jogadores a se guiarem, além de manter o mapa grande acessível com um simples clique. Ele também destacou que o novo sistema de navegação contará com inteligência artificial, oferecendo uma espécie de GPS para guiar os jogadores pelo mundo vasto de Borderlands 4.
"Queremos que você jogue o jogo e não o mapa. Então, assumimos o compromisso e investimos tudo neste sistema de bússola, e você ainda tem o mapa grande para ver. Ele fica a um clique de distância. E colocamos mais coisas legais lá do que nunca. Temos até um sistema de navegação baseado em IA que lhe dará um GPS no mapa grande para mostrar a linha de onde você pode ir", explicou Pitchford.
Objetivos distantes exigem um novo sistema de navegação
A justificativa de Pitchford para a mudança é que, devido ao tamanho imenso do mundo de Borderlands 4, muitos objetivos estarão localizados a quilômetros de distância, o que não seria bem representado por um mini-mapa. Em vez disso, a bússola na tela promete dar aos jogadores a orientação necessária, sem sobrecarregar a interface com um mini-mapa constantemente visível.
Apesar da controvérsia, Borderlands 4 será lançado em 12 de setembro para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S. Os fãs da série aguardam ansiosos para explorar o vasto mundo do novo título e entender como as escolhas de design impactarão a jogabilidade.
Fonte: PC Gamer