Em um recente episódio de seu podcast, Hideo Kojima, criador de jogos como Death Stranding e Metal Gear Solid, compartilhou suas impressões sobre o aguardado Grand Theft Auto VI, apesar do jogo ter sido oficialmente adiado para maio de 2026.
Kojima e a rivalidade com Grand Theft Auto VI
Durante o podcast, Kojima revelou que tem medo de Grand Theft Auto VI. Segundo ele, se o jogo da Rockstar Games fosse lançado em novembro de 2025, ele acreditava que todos os outros lançamentos seriam ofuscados. “Assim que for anunciado para novembro, todo mundo sai do caminho. Se um novo filme de Missão Impossível fosse lançado em maio, os outros não conseguiriam competir e mudariam de data”, explicou Kojima.
Essa declaração reflete a grande expectativa que o novo título da Rockstar tem gerado, não só no universo dos videogames, mas também na indústria do entretenimento como um todo. Kojima destacou que a magnitude de um lançamento como GTA VI é tal que pode mudar todo o calendário de lançamentos de outros grandes jogos e filmes.
Death Stranding 2: On the Beach
Embora a declaração tenha sido em torno de GTA VI, Kojima também aproveitou a oportunidade para falar sobre Death Stranding 2: On the Beach, a sequência de seu aclamado jogo. Ele mencionou que havia escolhido sua data de lançamento com antecedência, mas inicialmente desejava que o jogo fosse lançado em setembro de 2025. No entanto, a data oficial foi confirmada para 24 de junho de 2025.
A expectativa para Death Stranding 2 também é alta, especialmente após o sucesso do primeiro jogo. A sequência promete expandir a narrativa de forma profunda, mantendo o estilo único de gameplay e narrativa que Kojima ficou conhecido.
O impacto no mercado de jogos
As observações de Kojima sobre o impacto de GTA VI revelam um aspecto importante da indústria dos jogos: a dominância de grandes franquias. Títulos como Grand Theft Auto têm tanto peso que podem influenciar o calendário de outros lançamentos, afetando a competição direta entre os jogos. A rivalidade de datas e o impacto do lançamento de um jogo como GTA VI na indústria são um reflexo da popularidade e do poder das franquias mais esperadas.