Phantom Blade Zero promete desafio à altura com modo hardcore inspirado em PvP

Phantom Blade Zero promete desafio à altura com modo hardcore inspirado em PvP

Phantom Blade Zero, novo RPG de ação da desenvolvedora chinesa S-Game, chamou atenção logo de cara com cenas que remetem ao estilo visual sombrio e combate técnico de jogos da FromSoftware. Mas, apesar das comparações, a equipe por trás do projeto deixou claro: o foco está em combates velozes e estilosos, mais próximos de Devil May Cry do que de um tradicional soulslike.

Dificuldade sob medida — com um toque especial

Mesmo com um sistema acessível, a S-Game está ouvindo a comunidade — especialmente os jogadores que testaram o título em eventos como a Gamescom. Segundo relatos, muitos deles acharam a experiência inicial “fácil demais”, o que incentivou o estúdio a trabalhar em algo mais exigente: um modo hardcore de respeito.

Em entrevista ao GamesRadar, um dos desenvolvedores explicou que a proposta não é apenas elevar os números de dano e resistência dos inimigos, mas sim criar um sistema inteiramente novo. Para isso, foi desenvolvida uma IA diferenciada, que abandona padrões previsíveis e oferece uma experiência de combate que simula duelos PvP.

“Essa IA foi criada entre a Gamescom e a Tokyo Game Show. Um dos nossos colaboradores focou nesse projeto e conseguimos apresentá-lo a tempo do TGS”

-comentou.

A grande sacada dessa inteligência artificial é que ela faz com que os inimigos reajam como jogadores reais: com fintas, golpes falsos e estratégias enganosas, exigindo muito mais do reflexo e da leitura do jogador.

Foco na acessibilidade, mas com espaço para quem busca desafio extremo

Para quem teme que Phantom Blade Zero se torne um jogo punitivo desde o início, pode ficar tranquilo. Segundo o diretor do jogo, Soulframe Liang, a ideia é que todos possam curtir a jornada logo na primeira jogada. A acessibilidade, segundo ele, é prioridade:

“Queremos garantir que a primeira experiência seja divertida para a maioria. Por isso, teremos múltiplos níveis de dificuldade e um tutorial extenso, que faz parte da narrativa, não apenas uma lista de comandos.”

O modo hardcore — chamado internamente de Extreme Mode — só será desbloqueado após a conclusão da campanha principal. Além disso, será possível aplicar modificadores para deixar tudo ainda mais desafiador, como restrições no uso de armas, itens, ou até na regeneração de vida. Liang reforça que o diferencial está na profundidade do sistema:

“A sensação é de estar enfrentando um adversário humano. Em termos de IA e mecânicas, é quase como jogar outro jogo.”

Data de lançamento segue em mistério, mas novidades estão a caminho

Ainda sem uma data oficial de estreia, Phantom Blade Zero deve ter novidades reveladas ainda este ano. Rumores indicam que o lançamento pode acontecer entre o final de 2026 e o início de 2027, com versões confirmadas para PS5 e PC. A possibilidade de uma edição para Xbox também está sendo considerada pela S-Game.