No último sábado, a Bungie revelou novos detalhes de seu próximo shooter multiplayer, Marathon. Apesar das expectativas, a política de lançamento do jogo rapidamente se tornou o centro das discussões.
Embora o estúdio tenha esclarecido que o título não será vendido por valor cheio, o anúncio de que apenas três mapas estarão disponíveis no início gerou críticas na comunidade. Muitos acreditam que o jogo deveria chegar em formato gratuito. Durante o podcast Friends Per Second, o diretor Joe Ziegler voltou a comentar sobre o modelo de precificação adotado.
Segundo Ziegler, o lançamento de Marathon será apenas o começo de uma jornada contínua, com novos conteúdos sendo adicionados futuramente — o que, na visão da equipe, justifica o valor cobrado.
Bungie aposta na confiança dos jogadores
O estúdio pretende usar os meses restantes antes da estreia para apresentar melhor suas ideias e conquistar a comunidade.
“Esperamos que o que mostramos até agora seja interessante o suficiente para atrair pessoas para essa jornada.”
-disse Ziegler.
Ele também garantiu que o conteúdo adicional virá em temporadas, sem cobrança extra.
“Queremos que todos compreendam que estamos comprometidos em tornar este um grande jogo. Cada pessoa tem sua própria percepção do que é um preço justo, e respeitamos isso.”
Ainda assim, os desafios são evidentes. Em uma pesquisa realizada pelo site Push Square, apenas 8% dos leitores afirmaram ter a intenção de comprar Marathon no lançamento.
Comparações com Concord e dúvidas sobre o futuro
Enquanto 37% afirmaram não ter interesse no título, outros 22% disseram estar abertos à ideia, mas ainda não se sentem convencidos. Em uma outra enquete, apenas 4% dos participantes acreditam que Marathon terá fôlego para se manter no mercado a longo prazo.
Já 60% mostraram ceticismo, e 24% preveem que o jogo pode seguir o mesmo caminho de Concord, da Firewalk — que, após um lançamento morno, foi retirado das lojas digitais e resultou no fechamento do estúdio.
Marathon tem lançamento previsto para 23 de setembro de 2025 no PC, PlayStation 5 e Xbox Series X/S. Um teste alfa fechado será iniciado em 23 de abril, com acesso para jogadores selecionados.