A Volition, estúdio responsável por franquias como Saints Row e Red Faction, foi fechada em 2023 após quase três décadas de operação. O encerramento ocorreu após o fracasso comercial e de crítica do reboot de Saints Row, que não atendeu às expectativas da Embracer Group, levando à decisão de descontinuar o estúdio.
CEO da Saber Interactive aponta altos custos e falta de direção
Matthew Karch, CEO da Saber Interactive, comentou recentemente sobre o fechamento da Volition, afirmando que os custos elevados e a falta de uma visão clara para seus jogos foram fatores decisivos para a situação.
“O time de Saints Row se foi. Eles eram muito caros para o que entregavam. Eles não sabiam o que estavam criando. Eles não tinham nenhuma direção real. Não poderia durar. E então, quem vai financiá-los para o próximo jogo depois daquele desastre?”
Além da Volition, várias outras desenvolvedoras enfrentaram dificuldades financeiras recentemente, resultando no fechamento de estúdios e demissões em massa.
Orçamentos milionários são insustentáveis, afirma Matthew Karch
Karch criticou o modelo atual de desenvolvimento de jogos AAA, destacando que investimentos massivos em títulos que não garantem retornos proporcionais estão prejudicando a indústria.
“Os dias de jogar dinheiro em jogos que não sejam talvez os GTAs do mundo acabaram. Acabou. Este negócio precisa amadurecer. Se não amadurecer, todo o negócio estará em apuros. Infelizmente, isso significa demissões. Seria bom em um mundo ideal que todos tivessem um emprego, mas jogos com orçamentos de nove dígitos estão gerando oito dígitos em receita e isso está condenando muitos desenvolvedores.”
No mês passado, o executivo já havia declarado que jogos com orçamento de US$ 200 a 300 milhões não eram “necessários e nem apropriados”. Ele citou o sucesso de títulos como Palworld, Helldivers 2 e Valheim como exemplos de que é possível criar jogos populares sem gastos exorbitantes.
Indústria precisa se adaptar para evitar mais fechamentos
O fechamento da Volition reflete um cenário cada vez mais desafiador para grandes estúdios, reforçando a necessidade de um modelo de negócios mais sustentável na indústria de games. Com orçamentos cada vez maiores e retornos imprevisíveis, muitos desenvolvedores podem enfrentar o mesmo destino caso não se adaptem às novas realidades do mercado.
Fonte: Games Radar