Análise Mobile Suit Gundam: Requiem for Vegeance – Netflix

Análise Mobile Suit Gundam: Requiem for Vegeance – Netflix

Para os amantes de Mecha como eu, resolvi assistir a nova animação de Gundam na Netflix e confesso que me surpreendeu bastante, conto abaixo o que achei da mesma.

Ficha Técnica e seu desenvolvimento

“Mobile Suit Gundam: Requiem for Vengeance” é uma série animada em 3D que está disponível na Netflix desde de outubro de 2024. Composta por seis episódios a produção é uma colaboração entre a Bandai Namco Filmworks (Sunrise) e o estúdio Safehouse.

A série se destaca por ser a primeira animação da franquia Gundam a utilizar o Unreal Engine 5, proporcionando gráficos em 3D de alta qualidade, um colírio para os nossos olhos.

A escolha de utilizar a UE5 também permitiu que a série alcançasse um nível de detalhamento visual e fluidez nas animações que é altamente incrível e deixa o telespectador imersivo durante as cenas de ação.

Contexto atual da história

Ambientada no final da Guerra de Um Ano, no UC0079, a história gira em torno da Capitã Iria Solari, piloto do Principado de Zeon e líder do Esquadrão Lobo Vermelho. Sua missão é defender a frente europeia contra os esforços da Federação da Terra em retomar a região.

A história tem um tom mais sombrio e pesado, refletindo os horrores da guerra de maneira viscera mesmo. A narrativa foca principalmente nos soldados de Zeon, proporcionando uma perspectiva mais aprofundada sobre os conflitos internos dos personagens e as motivações por trás de suas escolhas. Essa abordagem humaniza os antagonistas clássicos da franquia, o que pode ser visto como um dos pontos mais interessantes da série, pois em Gundam isso se torna natural quando se trata de uma guerra onde você precisa entender os dois lados da moeda, nem tudo são flores, quem você ache que é herói ou vilão?

O que adiciona camadas emocionais ao enredo e reforça a sensação de unidade e sacrifício dentro de uma guerra brutal.

Os personagens são bem construídos mesmo com o número curto de episódios, mas o telespectador consegue ter empatia por suas emoções e ideias entre tantos pontos negativos que uma guerra pode trazer.

Trilha Sonora incrível

Outro aspecto elogiado da série é a trilha sonora, que combina perfeitamente o clima épico e tenso das batalhas com momentos de tirar o fôlego. Essa trilha ajuda a criar uma atmosfera que intensifica o impacto emocional da narrativa de um jeito que faz você se questionar o que é bom ou ruim nesse lado da guerra?

Queria mais

O que destaco como ponto negativo é ter tão poucos episódios, por mais que seja o suficiente para entender o que está acontecendo naquele momento em um único ponto desta região a série termina com aquele gostinho de quero mais.

Considerações finais

Por fim, “Gundam: Requiem for Vengeance” é uma produção que desafia por uma trama mais densa e humanizada entre lutas de mechas, introduzindo novos elementos à franquia sem ignorar o legado construído ao longo de décadas e que conquistou fãs pelo mundo. A série é uma recomendação sólida para fãs de Gundam e para aqueles que desejam uma narrativa madura e bem estruturada em um universo de ficção científica e claro goste de luta de robôs.

Se você gosta de histórias que exploram o sacrifício humano por ideais  em guerra e aprecia visuais inovadores, “Mobile Suit Gundam: Requiem for Vengeance” é recomendado para os consagrado e quem sabe assim criar uma curiosidade de querer assistir as diversas séries que a mesma tem para conhecer ainda mais sobre esse universo que ultrapassa os seus mais de 40 anos de tanta história.

Mobile Suit Gundam: Requiem for Vegeance

Por fim, “Gundam: Requiem for Vengeance” é uma produção que desafia por uma trama mais densa e humanizada entre lutas de mechas, introduzindo novos elementos à franquia sem ignorar o legado construído ao longo de décadas e que conquistou fãs pelo mundo. A série é uma recomendação sólida para fãs de Gundam e para aqueles que desejam uma narrativa madura e bem estruturada em um universo de ficção científica e claro goste de luta de robôs. Se você gosta de histórias que exploram o sacrifício humano por ideais  em guerra e aprecia visuais inovadores, “Mobile Suit Gundam: Requiem for Vengeance” é recomendado para os consagrado e quem sabe assim criar uma curiosidade de querer assistir as diversas séries que a mesma tem para conhecer ainda mais sobre esse universo que ultrapassa os seus mais de 40 anos de tanta história.
9