Ken Levine, criador da icônica série BioShock, compartilhou novos detalhes sobre seu próximo projeto, Judas, atualmente em desenvolvimento pela Ghost Story Games. Em uma entrevista à GamesIndustry, Levine destacou que o novo jogo será uma experiência muito mais aberta e interativa do que seus trabalhos anteriores.
Levine descreveu BioShock como uma narrativa estruturada em um “longo corredor” – uma experiência linear onde a história avança através de eventos pré-definidos. Já em Judas, essa abordagem será abandonada em favor de um mundo mais dinâmico e responsivo, moldado pelas escolhas dos jogadores.
Decisões que moldam a narrativa
Em Judas, as decisões tomadas ao longo da jornada terão um impacto significativo no desenrolar da trama e na forma como os personagens (NPCs) se relacionam com o protagonista. Segundo Levine, os NPCs reagirão organicamente às ações do jogador, comentando escolhas passadas e adaptando seu comportamento conforme a narrativa avança. Esse sistema visa criar uma sensação de protagonismo sem precedentes, dando ao jogador o controle sobre o destino do mundo ao seu redor.
“Não queríamos apenas criar um jogo onde as escolhas mudam o final. Queremos que as decisões afetem o mundo em tempo real, alterando o comportamento dos personagens e a forma como a história se desenrola.”
Um mundo mais flexível e menos claustrofóbico
Levine revelou que o cenário de Judas, chamado Mayflower, será muito mais flexível e expansivo do que os ambientes claustrofóbicos de Rapture (em BioShock) ou Columbia (em BioShock Infinite). Essa mudança reflete o desejo de criar uma experiência menos restrita e mais aberta à exploração.
“Queremos que o jogador sinta que suas ações têm peso e que o mundo ao seu redor responde a isso de maneira significativa. Isso exige um enorme esforço de desenvolvimento, já que cada decisão precisa gerar uma variedade de reações possíveis”,
-comentou Levine.
Um projeto ambicioso e arriscado
Levine admitiu que a decisão de se afastar da franquia BioShock para criar Judas não foi fácil, mas ressaltou que essa liberdade criativa é essencial para entregar algo realmente inovador. Ele reconhece que Judas é um projeto extremamente ambicioso, especialmente pelo desafio de implementar múltiplos caminhos narrativos e oferecer uma liberdade de escolha genuína.
Lançamento aguardado
Judas está em desenvolvimento para PC, PS5 e Xbox Series, embora a data de lançamento ainda não tenha sido confirmada. A expectativa é alta, especialmente pelo legado deixado por Levine em BioShock. O público aguarda para ver se Judas será capaz de redefinir as narrativas interativas, oferecendo uma experiência que vai além dos limites tradicionais dos jogos de tiro em primeira pessoa.
Ken Levine encerrou a entrevista destacando que Judas não é apenas uma evolução técnica, mas também uma proposta criativa que busca dar ao jogador um papel ativo na construção da narrativa, algo que ele considera essencial para o futuro dos jogos.