Sony passa a ser a maior acionista da Kadokawa, aqui estão todos os detalhes da parceria

Sony passa a ser a maior acionista da Kadokawa, aqui estão todos os detalhes da parceria

A Sony Group Corporation anunciou que chegou a um acordo estratégico de capital e aliança comercial com a Kadokawa Corporation, adquirindo especificamente 12.054.100 novas ações da empresa por aproximadamente 50 bilhões de ienes (aproximadamente 307,2 milhões de euros).

Graças a esta mudança, a gigante japonesa tornou-se a maior acionista da Kadokawa (empresa proprietária da FromSoftware), obtendo cerca de 10% das ações (contando também as adquiridas em fevereiro de 2021).

Então no final a aquisição não foi concluída,como foi amplamente discutido no passado, mas apesar disso a Sony agora certamente tem maior poder de decisão em relação às operações relativas à Kadokawa, buscando parcerias estratégicas em conjunto.

Vamos ler o que é relatado no comunicado de imprensa :

A Kadokawa e a Sony colaboraram em vários projetos no passado e, através desta aliança de capital e de negócios, pretendem fortalecer ainda mais a colaboração para maximizar o valor da propriedade intelectual de ambas as empresas globalmente e facilitar uma colaboração mais ampla e profunda, como potenciais investimentos conjuntos em conteúdo, a descoberta conjunta de novos criadores e a promoção conjunta de novos mixes de mídia dos IPs de ambas as empresas.”
“No futuro, as duas empresas pretendem discutir iniciativas específicas de colaboração, tais como iniciativas para adaptar as propriedades intelectuais de Kadokawa em filmes live-action e dramas televisivos a nível mundial, co-produzir obras de anime, expandir a distribuição global de obras de anime de Kadokawa através do Grupo Sony. Expandir ainda mais a publicação de jogos Kadokawa e desenvolver recursos humanos para promover e expandir a produção virtual.”

Hiroki Totoki, COO e CFO da Sony, declarou o seguinte:

“Através desta aliança de capital e negócios, nos tornaremos os maiores acionistas da Kadokawa, que cria consistentemente uma ampla gama de propriedades intelectuais, incluindo publicações e livros, como novelas leves e quadrinhos, bem como jogos e anime.”

Acrescentamos que a Kadokawa vê atualmente 8,8% de suas ações detidas pela Kakao Investment, 6,8% pela Tencent e 4,7% por Masao Kawakami (fundador da DWANGO, uma empresa de entretenimento parte da Kadokawa).

Em vez disso, a Sony possui agora aproximadamente 12,9 milhões de ações, ultrapassando assim a Kakao Investment, que possui 12,5 milhões de ações. Esta é uma empresa coreana que tentou adquirir a empresa FromSoftware nos últimos anos.

Em última análise, os planos conjuntos incluem:

  • Investimentos conjuntos: Possíveis investimentos conjuntos na área de conteúdo e descoberta de novos desenvolvedores.
  • Mixes de mídia: Colabore no desenvolvimento de mixes de mídia (por exemplo, anime, filmes) para a expansão global da propriedade intelectual da Kadokawa.
  • Adaptação de Propriedade Intelectual: Iniciativas para adaptar as propriedades intelectuais de Kadokawa em filmes de ação ao vivo e dramas de TV em todo o mundo.
  • Coprodução de anime: colaboração na coprodução de obras de anime.
  • Distribuição de obras de anime: Expansão da distribuição global de obras de anime de Kadokawa por meio da Sony.
  • Publicação de jogos: Expandindo ainda mais a publicação dos jogos da Kadokawa.

Mas e quanto a novos investimentos ou mesmo uma aquisição completa da Kadokawa? Atualmente, a Sony Group Corporation não planeja adquirir ações adicionais da Kadokawa Corporation além do investimento anunciado.