Crise de hardware afeta os bastidores do desenvolvimento
O panorama tecnológico atual não afeta apenas os players que lutam para montar PCs potentes — ele também está mexendo com os bastidores da criação de jogos. Divinity, o próximo RPG ambicioso do estúdio Larian anunciado no The Game Awards 2025, está sentindo na pele os efeitos da explosão dos preços de memória RAM e SSDs, que está forçando a equipe a repensar partes do seu processo de desenvolvimento.
Nos últimos meses, empresas focadas em inteligência artificial acumularam grandes quantidades de módulos de memória, pressionando os preços de componentes essenciais a níveis inusitados. Segundo Swen Vincke, CEO e diretor criativo da Larian, esse cenário nunca visto antes destruiu as projeções que o estúdio tinha sobre hardware e custos. Na prática, isso significa que a equipe agora precisa realizar trabalhos de otimização muito mais cedo no desenvolvimento de Divinity, especialmente durante a fase de early access, algo que eles não planejavam fazer tão cedo.
A consequência dessa escalada nos custos de RAM e armazenamento não é apenas ajustar o orçamento interno: isso pode alterar o ritmo de produção e a forma como recursos técnicos são implementados no jogo à medida que a equipe busca garantir que ele rode bem em uma ampla variedade de sistemas quando for lançado.
Além do impacto direto no orçamento de produção, Vincke também enfrentou polêmica com declarações sobre o uso de inteligência artificial nos estágios iniciais de criação — um tema que atraiu críticas dentro e fora da comunidade. Em resposta, a Larian anunciou sessões de perguntas e respostas abertas para explicar melhor seu uso da tecnologia e dissipar dúvidas.
No fim das contas, enquanto a crise de preços dos componentes promete tornar os bastidores de Divinity um pouco mais desafiadores, a Larian parece empenhada em transformar essas restrições em oportunidades para garantir um jogo bem otimizado e tecnicamente robusto para o público.
Fonte: TheGamer
