Patch adiciona o modo Expedição, dificuldade Mestre e uma série de melhorias técnicas e de jogabilidade.
A GSC Game World liberou a atualização 1.7 de Stalker 2, trazendo uma leva generosa de novidades que chega exatamente na semana em que o jogo finalmente desembarca no PS5, um ano após o lançamento original para PC e Xbox Series.
A partir desta quinta-feira, jogadores do console da Sony vão poder explorar a Zona — e já com recursos inéditos. A atualização inclui um novo nível de dificuldade, um modo focado em sobrevivência pura e mudanças significativas no comportamento das facções e do mundo dinâmico do jogo.
Dificuldade Mestre e o novo Modo Expedição
O patch introduz a dificuldade Mestre, pensada para quem busca a experiência mais brutal possível. Nesta configuração, praticamente tudo se torna mais letal. Stalkers, mutantes e anomalias causam mais dano, enquanto radiação, fome e exaustão afetam o personagem com mais rapidez. Recursos são mais raros, equipamentos se desgastam mais rápido e comerciantes cobram muito mais caro.
Outro ponto importante é a limitação dos salvamentos. Na dificuldade Mestre, não é possível salvar a qualquer momento. O progresso só é registrado ao entrar ou sair de áreas povoadas ou em momentos específicos da história. A equipe define esta como a “experiência definitiva de Stalker — se você for capaz de encará-la”.
Para quem quer a tensão do salvamento limitado sem encarar toda a dureza da dificuldade Mestre, há o novo Modo Expedição. Ele pode ser ativado em qualquer dificuldade, trazendo apenas a restrição de salvamento. Ambos os modos exigem iniciar uma nova campanha.
Sistema A-Life aprimorado e novos perigos
A atualização 1.7 também revisa o sistema A-Life, responsável por reger as facções e criaturas da Zona. Agora, grupos controlados pela IA realizam ações mais dinâmicas, como capturar e defender áreas, o que deve resultar em conflitos mais frequentes e imprevisíveis.
Dois novos tipos de anomalias foram adicionados, ampliando os riscos ambientais durante a exploração. Outro destaque é o novo clima Chuva Leve, que altera visibilidade e atmosfera.
O patch ainda inclui:
• Modo de jogo sem HUD, ideal para capturas de tela
• Novas animações de morte para mutantes
• Melhor detecção de inimigos escondidos em grama alta e juncos
• Movimento automático semelhante a uma corrida leve quando a stamina acaba
• Efeito de tremor ao exagerar em bebidas energéticas
• Controles refinados e suporte ao DualSense no PS5
Jogadores de PC também recebem otimizações de estabilidade, interface e balanceamento.
Stalker 2 foi lançado inicialmente em 20 de novembro de 2024 para PC e Xbox Series X/S. A versão de PS5 chega 20 de novembro de 2025, exatamente um ano depois.
