Estúdio Ground responde às críticas e esclarece inspirações por trás de The Time I Have Left
A discussão em torno de The Time I Have Left ganhou força nos últimos dias, e não exatamente da forma que o estúdio Ground gostaria. Usuários passaram a comparar o RPG de fuga com Clair Obscur: Expedition 33, sucesso recente da Sandfall Interactive — e essa associação tem causado dores de cabeça para os desenvolvedores.
Clair Obscur: Expedition 33 é um dos queridinhos do ano, elogiado por críticos e por nomes influentes da indústria, frequentemente citado como forte candidato a Jogo do Ano e destaque no Indie Game Awards 2025. O título francês renovou o gênero com mecânicas de esquiva e aparo em tempo real e uma interface marcante, ainda que assumidamente inspirado por outras obras. Agora, essa herança acaba respingando no lançamento da Ground.
Acusações de plágio ganham tração
Em The Time I Have Left, acompanhamos Aline, condenada pelo misterioso “Miasma” a sobreviver por apenas seis horas. O jogo mistura exploração, fuga e batalhas por turno, incorporando também esquiva e aparo — e, segundo parte da comunidade, essas semelhanças seriam suficientes para afirmar que a Ground copiou a Sandfall.
A resposta do estúdio veio carregada de frustração.
“Cada vez que alguém nos acusa de plagiar Expedition 33, morremos um pouco por dentro”, escreveram nas redes sociais.
“Sim, é um RPG por turnos. Sim, tem esquiva e aparo. Nosso jogo já tinha tudo isso nas demos públicas de 2022 e 2024. Não há motivo para nos insultar.”
Ambos os projetos bebem de JRPGs clássicos
A cronologia também joga a favor da Ground. The Time I Have Left foi revelado em março de 2022 durante o Future Game Show, enquanto Clair Obscur: Expedition 33 só veio a público em junho de 2024.
Os dois estúdios reconhecem influências compartilhadas, especialmente de JRPGs.
A Ground cita inspirações como Shin Megami Tensei III: Nocturne, o cult Galerians (1999), Breath of Fire: Dragon Quarter, Tsugunai: Atonement, além do Nier original e Parasite Eve. Fontes que, de fato, ajudam a explicar as similaridades mecânicas.
Lançamento segue sem data definida
A Ground pretende levar The Time I Have Left não só ao PC, mas também ao PlayStation 5, Xbox Series X|S e Nintendo Switch — embora o processo de adaptação deva levar mais tempo. A data de lançamento ainda não foi revelada, mas uma demo já está disponível no Steam.
Fonte: GamesRadar
