Chris Sides, ex-diretor de gestão da Bungie, aponta confusão e imprecisão no termo usado para definir jogos como Marathon, Escape from Tarkov e ARC Raiders.
O ex-diretor de gestão da Bungie, Chris Sides, que trabalhou no desenvolvimento de Marathon entre 2020 e 2024, não poupou críticas à classificação de seu próprio jogo como um “shooter de extração”. Durante participação em um podcast recente, o desenvolvedor expressou forte insatisfação com o termo, argumentando que ele é confuso, impreciso e problemático para jogadores e desenvolvedores. Sides foi direto ao ponto: “Odeio o nome shooter de extração”, declarou. Segundo ele, enquanto esteve à frente do marketing de Marathon, chegou a solicitar mudanças na forma como o gênero era identificado, mas a classificação acabou permanecendo.
O ex-diretor criticou a forma como o termo é definido: “Shooter de extração é estúpido. É o único gênero batizado a partir de uma mecânica”, explicou, ressaltando a inconsistência na taxonomia dos jogos eletrônicos e a dificuldade em categorizar títulos que compartilham apenas elementos superficiais de gameplay. Para exemplificar, Sides mencionou a dificuldade de comparação entre jogos:
“Comparar Arc Raiders com Tarkov não é justo. Você poderia comparar Arc Raiders com Rust, mas Rust é um jogo de extração? Porque ele é classificado como de sobrevivência”, questionou.
A crítica evidencia como a classificação pode confundir o público e gerar expectativas equivocadas sobre o que cada jogo oferece.
Falta de clareza para os jogadores
O ponto central da crítica de Sides é a falta de clareza do termo para os jogadores. Segundo ele, ao falar de um shooter de extração, não há como prever com precisão a experiência que aguarda o usuário:
“Quando se fala do gênero de extração, deveria ser algo claro. Mas o gênero não sabe o que é. Como jogador, você sabe o que vai encontrar? Acredito que esse é um dos principais problemas com este gênero”.
Essa percepção destaca uma tensão crescente na indústria: enquanto gêneros clássicos como FPS, RPG ou ação-aventura possuem definições mais consolidadas, novas categorias baseadas em mecânicas específicas podem gerar confusão e dificultar comparações justas entre títulos. Apesar das críticas, a Bungie continua se referindo a Marathon como um shooter de extração por equipes, em que os jogadores assumem o papel de Runners, explorando uma colônia abandonada em Tau Ceti IV. O jogo ainda não possui uma data de lançamento definitiva, mas a Sony projeta disponibilizá-lo em 2026.
O debate levantado por Chris Sides evidencia que, mesmo em jogos de grande porte, a forma como classificamos gêneros pode impactar percepção do público, marketing e comparações entre títulos. Com a expansão de estilos híbridos e mecânicas inovadoras, a indústria enfrenta o desafio de criar categorias que sejam clara, justa e representativa da experiência de jogo, sem depender apenas de rótulos mecânicos.
