Daniel Vávra elogia o RPG, mas aponta falta de inovação e compara o estúdio ao passado de Fallout: New Vegas e Deus Ex
O diretor Daniel Vávra, conhecido por seu trabalho em Kingdom Come: Deliverance, compartilhou suas impressões sobre The Outer Worlds 2, novo RPG da Obsidian Entertainment, e fez duras críticas à falta de inovação do estúdio. Em publicação nas redes sociais, o desenvolvedor afirmou ter finalizado o jogo e atribuído uma nota 7, elogiando sua base sólida, mas lamentando a ausência de avanços significativos desde os clássicos que inspiraram o gênero.
“Terminado. 7/10”, escreveu Vávra. “Mas o que acho triste é que a empresa e as pessoas que nos deram um dos meus jogos favoritos (Fallout & New Vegas) não conseguiram, mesmo depois de 15 anos e com todo o dinheiro da Microsoft e os avanços tecnológicos recentes, criar uma única nova mecânica que levasse essa fórmula comprovada (porém antiga) a algum lugar novo.”
O diretor destacou que, mesmo com o investimento e a tecnologia disponíveis atualmente, a Obsidian parece presa a conceitos ultrapassados. Ele chegou a desafiar os jogadores a citarem alguma mecânica realmente nova em The Outer Worlds 2, afirmando que o título não oferece nada que não já estivesse presente em obras de mais de duas décadas, como Fallout e Deus Ex.
“Me deem um mundo vivo, simulado! Verdadeira não-linearidade! Me deem algo além de loot boxes, dutos de manutenção, telas de carregamento e level grinding em um mundo estático e roteirizado”, completou o desenvolvedor, deixando claro que sua frustração vai além do jogo em si, refletindo uma crítica mais ampla à estagnação de certos modelos de design no gênero RPG.
O universo de The Outer Worlds 2
Ambientado na colônia de Arcadia, The Outer Worlds 2 apresenta um enredo centrado em uma guerra entre facções, uma rebelião religiosa e invasões corporativas que ameaçam destruir o planeta. O jogador assume o papel de um agente encarregado de investigar fendas misteriosas que estão desestabilizando o ecossistema local, tendo liberdade para moldar o destino da colônia com base em suas escolhas. Apesar da crítica de Vávra, o título vem sendo elogiado por seu humor característico, narrativa ramificada e qualidade técnica, consolidando o estilo que tornou a Obsidian uma das principais referências do gênero.
Ainda assim, o comentário do criador de Kingdom Come: Deliverance ecoa uma discussão recorrente entre fãs e analistas: até que ponto a nostalgia e a tradição podem limitar a inovação em estúdios veteranos do mercado.
