Estudo revela que maioria dos desenvolvedores vê a Steam como um “monopólio efetivo”

Estudo revela que maioria dos desenvolvedores vê a Steam como um “monopólio efetivo”

Pesquisa aponta que 72% dos estúdios consideram a plataforma da Valve dominante no mercado de jogos para PC, enquanto dependência financeira preocupa o setor


Um novo relatório publicado pela plataforma Rokky trouxe à tona uma discussão recorrente no mercado de distribuição digital: a dominância da Steam. O estudo, intitulado The State of PC Game Distribution, ouviu 306 executivos de estúdios e revelou que a maioria enxerga a loja da Valve como detentora de um “monopólio efetivo” no setor de jogos para PC. Segundo o levantamento, 72% dos entrevistados consideram que a Steam exerce um monopólio, e 53% expressaram preocupação com a dependência quase total de uma única plataforma.

O dado mais revelador, no entanto, é que 88% dos estúdios afirmaram obter mais de 75% de sua receita diretamente da loja da Valve, o que reforça a concentração do mercado em torno do ecossistema Steam. A pesquisa também mostra que apenas 48% dos desenvolvedores já publicaram jogos na Epic Games Store, enquanto os números caem para 10% na GOG e 8% na itch.io. Esses percentuais destacam a dificuldade que plataformas concorrentes enfrentam para competir com a infraestrutura e o alcance da Valve.

Desafios e preocupações no setor de PC gaming

Além da concentração de mercado, os desenvolvedores apontaram obstáculos significativos para vender seus jogos no PC. Entre os principais desafios, 40% citaram a concorrência com títulos free-to-play, 35% mencionaram a saturação do mercado e 33% destacaram as limitações do algoritmo de descoberta da Steam. Mat Piscatella, executivo sênior da Circana, reforçou a análise da Rokky, observando que embora existam alternativas como a GOG, a Epic Games Store e a itch.io, há argumentos válidos para caracterizar a Steam como um monopólio efetivo, dada sua influência e participação no mercado.

Outro ponto abordado no estudo é a percepção negativa de muitos desenvolvedores sobre canais alternativos de venda, como Humble Bundle e Fanatical. Quase um quarto dos entrevistados associou essas lojas ao chamado “mercado cinzento”, temendo perda de controle e redução de lucros. A Rokky, porém, alerta que essa visão pode estar prejudicando a diversificação de receitas no setor.

“A falta de clareza sobre o que constitui o mercado cinzento – e os erros que podem desencadear suas forças, pode sinalizar uma oportunidade perdida para muitos desenvolvedores de jogos para PC”, afirma o relatório.

O documento conclui que a dependência extrema da Steam, somada ao receio de explorar alternativas legítimas, reforça um ciclo de concentração que limita a competitividade e reduz as oportunidades de inovação na distribuição de jogos digitais.