A KRAFTON, Inc. revelou hoje durante o GeForce Gamer Festival da NVIDIA, em Seul, a versão mais recente de “PUBG Ally”, um inovador personagem jogável cooperativo (CPC) que combina inteligência artificial avançada com jogabilidade interativa.
Desenvolvido com um SLM (Small Language Model) local utilizando a tecnologia NVIDIA ACE, o “PUBG Ally” permite que jogadores de PUBG: BATTLEGROUNDS se comuniquem e cooperem com um companheiro de IA de forma inédita.
Kangwook Lee, chefe de IA da KRAFTON, destacou que o “PUBG Ally” vai além dos NPCs tradicionais. O CPC demonstra autonomia e cooperação: ele discute estratégias, entrega itens, revive companheiros de equipe e toma decisões independentes durante combates e saques, ajustando constantemente seu comportamento conforme a situação.
Outro diferencial é a interação por voz.
“O sistema foi projetado para diálogos dentro do jogo, compreendendo mapas, termos e atributos de itens de PUBG, permitindo comunicação natural com o jogador”, afirmou Lee.
O “PUBG Ally” suporta inglês, coreano e chinês e, por operar totalmente localmente, garante latência mínima.
Os primeiros testes do companheiro de IA estarão disponíveis no PUBG: BATTLEGROUNDS Arcade no início de 2026. A KRAFTON pretende refinar o sistema com base no feedback dos jogadores antes do lançamento completo, mantendo sua parceria estratégica de longo prazo com a NVIDIA para avançar no uso da inteligência artificial nos games.
Recentemente, durante a KRAFTON LIVE TALK (KLT) de 23 de outubro, a empresa anunciou sua transição para um modelo “AI First”, intensificando esforços em Agentic AI, automação de fluxos de trabalho, pesquisa em IA e melhorias nos serviços dentro do jogo.
