Bend Studio: o estúdio também é responsável pelo fim do seu jogo live service? Desenvolvedores fazem autocrítica

Bend Studio: o estúdio também é responsável pelo fim do seu jogo live service? Desenvolvedores fazem autocrítica

Desenvolvedores revelam que o cancelamento não foi apenas decisão da Sony, mas resultado de falta de progresso interno no projeto


No início do ano, a Sony cancelou um projeto de jogo como serviço desenvolvido pela Bend Studio, estúdio conhecido por Days Gone. A decisão ocorreu pouco antes de uma nova onda de demissões, o que levou a críticas severas por parte da comunidade. No entanto, declarações recentes de um ex-membro da equipe sugerem que o cancelamento pode não ter sido uma surpresa — e que parte da responsabilidade recai sobre o próprio estúdio.

Ao longo dos últimos anos, a Sony encerrou diversos projetos de jogos live service, afetando equipes como a Bluepoint Games e a própria Bend Studio. Sem fornecer muitos detalhes, a empresa simplesmente descontinuou os títulos em desenvolvimento nesses estúdios, o que resultou em cortes internos significativos, especialmente na Bend Studios, que sofreu demissões meses após o cancelamento do projeto.

Inicialmente, os jogadores atribuíram a culpa exclusivamente à Sony. Porém, Robert Morrison, ex-animador de jogabilidade da Bend entre julho de 2022 e junho de 2025, ofereceu uma perspectiva diferente ao comentar o assunto nas redes sociais.

Progresso insuficiente teria levado ao cancelamento

Em resposta a críticas direcionadas à decisão da Sony, Morrison afirmou que a própria equipe tinha consciência de que o projeto estava em risco, pois não apresentava avanços concretos ao longo dos anos de desenvolvimento. Segundo ele, internamente já se especulava que o jogo não justificava investimentos adicionais.

Para ser justo, não fizemos progressos significativos nos três anos em que estive lá. Eu já previa uma possível demissão”, declarou Morrison.

Em seu perfil no LinkedIn, ele faz referência a um projeto cancelado da Bend Studio chamado “Mirror Pond”. Morrison era responsável pelas animações de personagens principais e NPCs, criando os movimentos manualmente e com captura de movimento.

O jogo utilizava a engine Decima, da Guerrilla Games, e envolvia o desenvolvimento de diversos sistemas de jogabilidade em colaboração com programadores e designers.

Após sua saída da Bend, Morrison ingressou na Void Interactive, estúdio responsável por Ready or Not, lançado com sucesso nos consoles durante o verão.

Projeto segue em mistério

Até o momento, não há informações concretas sobre qual era exatamente o jogo de serviço da Bend ou qual seria seu foco. No entanto, recentemente surgiu um vazamento com imagens e supostos detalhes de um título multiplayer de God of War desenvolvido pela Bluepoint Games, outro projeto cancelado pela Sony.

Isso levanta a possibilidade de que iniciativas similares fossem planejadas como parte de uma estratégia mais ampla da empresa para explorar o modelo live service.