Estúdio detalha melhorias em iluminação, desempenho e tempos de carregamento aproveitando hardware do novo console
A Sucker Punch revelou, em publicação no PlayStation Blog, as melhorias técnicas que Ghost of Yōtei apresenta no PS5 Pro, destacando como o estúdio está utilizando o poder do novo hardware para aprimorar iluminação, desempenho e tempo de carregamento. Segundo Adrian Bentley, diretor de programação do estúdio, o título utiliza um modelo de iluminação global via ray tracing de curto alcance (RTGI) que roda a 60 quadros por segundo no PS5 Pro, permitindo um equilíbrio entre realismo visual e fluidez de gameplay.
Iluminação realista e dinâmica
Ao contrário de abordagens que priorizam efeitos chamativos ou reflexos exagerados, a Sucker Punch focou em uma iluminação mais natural, capaz de moldar o clima de cada cena de maneira orgânica. Para isso, o motor do jogo foi ajustado para lidar dinamicamente com o ray tracing, processando os dados de aceleração em tempo real durante o gameplay. Essa estratégia garante que a iluminação influencie a atmosfera de cada área sem comprometer o desempenho, mesmo em momentos de ação intensa ou em ambientes complexos.
Ghost of Yōtei também se beneficia do novo sistema de upscaling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution), que permite reconstrução mais precisa de detalhes em vegetação, arquitetura e elementos de cenário. A tecnologia melhora a estabilidade visual em cenas com movimento rápido, superando o antigo método de resolução dinâmica utilizado pela desenvolvedora, e proporcionando imagens mais nítidas e consistentes sem impacto significativo na performance.
Carregamentos quase instantâneos
Outra melhoria significativa está nos tempos de carregamento. A Sucker Punch otimizou o processamento de dados do mundo aberto para que cada área carregue apenas texturas e modelos essenciais para o primeiro quadro visível, completando o restante de forma quase imperceptível. Bentley reforçou que todas as versões internas do jogo foram testadas utilizando o mesmo sistema de carregamento final, garantindo que a experiência de viagem rápida e inicialização seja consistente com o produto final.
Ghost of Yōtei já está disponível para PS5, e a versão para PS5 Pro promete uma experiência visual mais imersiva e fluida, destacando o compromisso da Sucker Punch em aproveitar ao máximo o potencial do hardware mais recente da Sony. As melhorias técnicas não apenas elevam a qualidade gráfica, mas também reforçam a jogabilidade, tornando a exploração do mundo aberto mais envolvente e eficiente para os jogadores.
Fonte: Gamingbolt
