MindsEye: chefe do estúdio culpa “sabotadores” pelo fracasso do jogo e funcionários contestam narrativa

MindsEye: chefe do estúdio culpa “sabotadores” pelo fracasso do jogo e funcionários contestam narrativa

Reportagem revela acusações internas e disputa de narrativas após o fracasso de MindsEye


O lançamento de MindsEye, jogo de estreia do estúdio Build a Rocket Boy, fundado por Leslie Benzies, ex-Rockstar, foi marcado por forte rejeição do público e da crítica. Agora, uma reportagem da BBC revela que Benzies atribuiu o desempenho negativo a “forças internas e externas” que teriam sabotado o projeto.

Segundo a matéria, uma reunião ocorreu cerca de três semanas após o lançamento, com todos os funcionários presentes presencialmente ou por videoconferência. Durante o encontro, Benzies afirmou que havia um plano para recuperar o jogo e classificou a negatividade em torno de MindsEye como “desnecessária”. No entanto, o discurso mudou de tom quando ele alegou que sabotadores estavam operando dentro da própria empresa.

De acordo com a transcrição confirmada pela BBC, Benzies declarou:

Acho repugnante que alguém possa estar entre nós, agir dessa forma e continuar trabalhando aqui”, indicando que medidas seriam tomadas para identificar os responsáveis.

A declaração veio uma semana após o anúncio de demissões em massa no estúdio.

Funcionários discordam da versão da liderança

Relatos de ex-colaboradores pintam um quadro bem diferente. Fontes anônimas afirmam que não houve sabotagem, mas sim falta de direção clara por parte de Benzies. Ele teria mudado constantemente a visão criativa do projeto e ignorado alertas da equipe sobre problemas no desenvolvimento.

Além disso, Benzies era descrito como alguém que controlava obsessivamente cada detalhe do jogo, criando tarefas pontuais e urgentes, prática conhecida internamente como “Leslie Tickets” — o que causava desorganização e atrasos.

Enquanto a liderança do estúdio atribui o fracasso a elementos sabotadores, funcionários acreditam que o verdadeiro problema foi a gestão inconsistente e centralizadora. O caso expõe conflitos internos e levanta questionamentos sobre os rumos do estúdio após o turbulento lançamento de sua primeira grande aposta.

Fonte: BBC News / Eurogamer