Sucker Punch seguirá como estúdio de projeto único após Ghost of Yotei

Sucker Punch seguirá como estúdio de projeto único após Ghost of Yotei

Estúdio da PlayStation reforça foco em projetos individuais e destaca importância de decisões estratégicas para franquias futuras


O estúdio Sucker Punch, responsável por franquias como Ghost of Tsushima, Sly Cooper e InFamous, continuará operando como desenvolvedor de projeto único após o lançamento de Ghost of Yotei, segundo indicações recentes do cofundador e chefe do estúdio, Brian Fleming. A revelação aponta que os fãs não devem esperar que a empresa trabalhe em várias franquias simultaneamente em um futuro próximo.

Foco em um projeto por vez

Em entrevista ao VGC, Fleming explicou a filosofia do estúdio em manter-se relativamente pequeno no cenário triplo A, priorizando foco e tempo para iterar em cada projeto.

“A verdade é que, seja o que fizermos a seguir, seja continuar Ghost ou voltar para Sly, a decisão é realmente mais limitada pela nossa busca por foco e tempo para iterar, o que significa que só podemos fazer uma coisa de cada vez”, afirmou.

O diretor reforçou que a escolha do próximo projeto é estratégica e precisa ser cuidadosamente ponderada.

“Você só consegue colocar em prática uma ideia a cada cinco anos, aproximadamente. Então, essa escolha é muito importante”, disse, comparando o processo a uma decisão de vida, como escolher a universidade ou o caminho profissional para os próximos anos.

Desafios internos e expectativas dos fãs

Com o 30º aniversário da Sucker Punch se aproximando em 2027, há grande expectativa por retornos de franquias clássicas. No entanto, Fleming destacou que a diversidade de expectativas é um desafio não apenas para os fãs, mas também internamente no estúdio. Mudanças de equipe e gerações dentro da empresa influenciam diretamente o tipo de projeto que pode ser desenvolvido.

“Aos 30 anos, agora temos funcionários que são filhos de ex-funcionários. Alguns nem eram nascidos quando o estúdio foi fundado. E também houve mudanças suficientes de Sly para InFamous e Ghost, de modo que parte dessas mudanças significa que você se afasta de Tsushima, e também de funcionários que fizeram parte do estúdio na última década, porque eles não querem fazer um jogo ambientado em um cenário histórico”, explicou Fleming.


Embora o diretor da série InFamous tenha expressado interesse em revisitar a franquia no futuro, ele deixou claro que nenhum plano concreto está em andamento no momento. A postura reforça a estratégia da Sucker Punch de manter o foco em projetos únicos, garantindo qualidade e inovação, ao invés de dispersar esforços em múltiplas produções simultaneamente. O estúdio segue, portanto, consolidando sua reputação por produzir experiências narrativas e técnicas cuidadosamente trabalhadas, mantendo o compromisso com a excelência em cada lançamento, ao mesmo tempo em que equilibra expectativas de fãs e limitações internas de produção.

Fonte: VGC