Estúdio da PlayStation reforça foco em projetos individuais e destaca importância de decisões estratégicas para franquias futuras
O estúdio Sucker Punch, responsável por franquias como Ghost of Tsushima, Sly Cooper e InFamous, continuará operando como desenvolvedor de projeto único após o lançamento de Ghost of Yotei, segundo indicações recentes do cofundador e chefe do estúdio, Brian Fleming. A revelação aponta que os fãs não devem esperar que a empresa trabalhe em várias franquias simultaneamente em um futuro próximo.
Foco em um projeto por vez
Em entrevista ao VGC, Fleming explicou a filosofia do estúdio em manter-se relativamente pequeno no cenário triplo A, priorizando foco e tempo para iterar em cada projeto.
“A verdade é que, seja o que fizermos a seguir, seja continuar Ghost ou voltar para Sly, a decisão é realmente mais limitada pela nossa busca por foco e tempo para iterar, o que significa que só podemos fazer uma coisa de cada vez”, afirmou.
O diretor reforçou que a escolha do próximo projeto é estratégica e precisa ser cuidadosamente ponderada.
“Você só consegue colocar em prática uma ideia a cada cinco anos, aproximadamente. Então, essa escolha é muito importante”, disse, comparando o processo a uma decisão de vida, como escolher a universidade ou o caminho profissional para os próximos anos.
Desafios internos e expectativas dos fãs
Com o 30º aniversário da Sucker Punch se aproximando em 2027, há grande expectativa por retornos de franquias clássicas. No entanto, Fleming destacou que a diversidade de expectativas é um desafio não apenas para os fãs, mas também internamente no estúdio. Mudanças de equipe e gerações dentro da empresa influenciam diretamente o tipo de projeto que pode ser desenvolvido.
“Aos 30 anos, agora temos funcionários que são filhos de ex-funcionários. Alguns nem eram nascidos quando o estúdio foi fundado. E também houve mudanças suficientes de Sly para InFamous e Ghost, de modo que parte dessas mudanças significa que você se afasta de Tsushima, e também de funcionários que fizeram parte do estúdio na última década, porque eles não querem fazer um jogo ambientado em um cenário histórico”, explicou Fleming.
Embora o diretor da série InFamous tenha expressado interesse em revisitar a franquia no futuro, ele deixou claro que nenhum plano concreto está em andamento no momento. A postura reforça a estratégia da Sucker Punch de manter o foco em projetos únicos, garantindo qualidade e inovação, ao invés de dispersar esforços em múltiplas produções simultaneamente. O estúdio segue, portanto, consolidando sua reputação por produzir experiências narrativas e técnicas cuidadosamente trabalhadas, mantendo o compromisso com a excelência em cada lançamento, ao mesmo tempo em que equilibra expectativas de fãs e limitações internas de produção.
Fonte: VGC