Veteranos de The Elder Scrolls Online e do cancelado Project Blackbird buscam liberdade criativa em novo estúdio autofinanciado.
Após a última onda de demissões da Microsoft em julho, que afetou cerca de 9.000 funcionários, um grupo de ex-desenvolvedores da ZeniMax Online Studios decidiu seguir um novo caminho e fundar seu próprio estúdio independente: o Sackbird Studios.
A equipe é composta por veteranos que trabalharam em The Elder Scrolls Online e no agora cancelado Project Blackbird, um ambicioso MMO de ficção científica que havia despertado o entusiasmo até mesmo de Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.
Segundo o COO David Worley, o objetivo da Sackbird é recuperar a liberdade criativa que muitas vezes se perde em grandes produções AAA.
“Depois de anos desenvolvendo em grandes estúdios, queríamos a liberdade de correr riscos inteligentes, sem depender de aprovações corporativas ou metas trimestrais”, explica Worley.
“O estúdio é totalmente de propriedade dos funcionários e autofinanciado — prestamos contas apenas a pessoas apaixonadas por criar jogos.”
O novo estúdio opera com uma equipe pequena e experiente — menos de dez integrantes — e adota um modelo centrado no bem-estar dos desenvolvedores, buscando evitar os erros comuns da indústria. Em uma nota publicada no site oficial, os fundadores afirmam que o fim do Project Blackbird foi decepcionante, mas também serviu como combustível para criar um ambiente verdadeiramente independente e sustentável.
O CEO Lee Ridout reforçou esse sentimento:
“Somos gratos pelo tempo que tivemos na ZeniMax Online. Isso nos moldou como desenvolvedores e como pessoas. Quando soubemos do cancelamento de Blackbird e das demissões, ficou claro que a melhor forma de proteger nossa arte — e nossa equipe — seria criar um estúdio onde a independência criativa fosse inegociável.”
Embora o primeiro projeto da Sackbird Studios ainda não tenha sido revelado, a equipe confirmou que já está trabalhando em um título original para PC e consoles.
A Microsoft, além das demissões, também cancelou diversos projetos em julho, incluindo o próprio Project Blackbird, que estava em desenvolvimento desde 2018.
Fonte: Sackbird Studios / PC Gamer