Ghost of Yotei recebe elogios de criadores de Ninja Gaiden e Devil May Cry

Ghost of Yotei recebe elogios de criadores de Ninja Gaiden e Devil May Cry

Diretores lendários da indústria japonesa exaltam o novo título da Sucker Punch e reforçam seu impacto no gênero de ação.


O aclamado Ghost of Yotei, novo capítulo da série da Sucker Punch, continua atraindo atenção e elogios da indústria japonesa. Desta vez, dois dos maiores nomes do gênero de ação (Fumihiko Yasuda, da Team Ninja, e Hideaki Itsuno, da Capcom) compartilharam suas impressões sobre o jogo durante o evento Archipel Caravan, dedicado à discussão da arte e da técnica por trás dos games japoneses.

Respeito entre mestres da ação

Durante a palestra, Fumihiko Yasuda, diretor de Ninja Gaiden, Nioh e Rise of the Ronin, revelou estar jogando Ghost of Yotei e demonstrou grande admiração pela obra. O desenvolvedor destacou a ambientação em Hokkaido como um dos elementos que mais o tocaram pessoalmente.

“Criar um jogo ambientado em Hokkaido sempre foi um desejo antigo meu. Minha cidade natal fica próxima a Tsushima, então sinto uma conexão especial com o universo de Ghost of Yotei”, comentou Yasuda.


Sua fala reforça a relevância cultural e emocional que a franquia conquistou até mesmo entre veteranos do desenvolvimento japonês — algo raro para uma série criada por um estúdio ocidental. Outro grande nome a comentar sobre o jogo foi Hideaki Itsuno, diretor responsável por Devil May Cry, uma das franquias de ação mais influentes da história. Embora ainda não tenha experimentado Ghost of Yotei pessoalmente, Itsuno elogiou o trabalho da Sucker Punch com base nas prévias divulgadas.

“Ainda não consegui jogar, mas os trailers mostram uma ação excelente. A movimentação e o ritmo das batalhas parecem muito bem trabalhados”, afirmou o diretor, reconhecendo o cuidado técnico que se tornou marca registrada do estúdio.

Um legado reconhecido no Japão

Não é a primeira vez que a série de samurai da Sucker Punch conquista o respeito de criadores japoneses. Quando Ghost of Tsushima foi lançado, Toshihiro Nagoshi, criador de Yakuza e Super Monkey Ball, chegou a declarar que o jogo havia “derrotado o Japão em seu próprio estilo” — uma afirmação que se tornou símbolo do impacto cultural da obra.

Agora, com Ghost of Yotei, a Sucker Punch parece consolidar de vez sua posição entre os grandes nomes do gênero. O título tem sido elogiado não apenas por seu visual cinematográfico e combates refinados, mas também por sua fidelidade histórica e profundidade emocional, características que continuam ecoando entre jogadores e criadores ao redor do mundo. Com tamanha aprovação de figuras lendárias da indústria, Ghost of Yotei reafirma sua importância como uma das experiências mais marcantes da atual geração — um verdadeiro tributo moderno à tradição dos samurais nos videogames.

Fonte: GamesRadar