Avalanche Studios anuncia fechamento de estúdio e cortes de pessoal em meio a reestruturação estratégica

Avalanche Studios anuncia fechamento de estúdio e cortes de pessoal em meio a reestruturação estratégica

Empresa responsável por Just Cause enfrenta desafios financeiros e operacionais, com impactos em Liverpool, Malmö e Estocolmo


A Avalanche Studios, renomada desenvolvedora sueca responsável por franquias como Just Cause e pelo cancelado Contraband, anunciou nesta semana medidas drásticas de reestruturação, incluindo o fechamento do estúdio em Liverpool e cortes significativos em suas equipes nos escritórios de Malmö e Estocolmo. As decisões refletem uma tentativa de ajustar a operação da empresa diante de desafios financeiros e estratégicos enfrentados nos últimos anos.

Histórico e crescimento global

Fundada em 2003 na Suécia, a Avalanche Studios ganhou notoriedade com Just Cause, franquia conhecida por suas mecânicas inovadoras de movimentação e destruição em ambientes abertos. Ao longo dos anos, a empresa expandiu suas operações internacionalmente, estabelecendo estúdios em cidades como Nova York, Montreal e Liverpool, consolidando-se como um nome relevante na indústria de games AAA.

Apesar do crescimento, a companhia enfrentou dificuldades financeiras e operacionais nos últimos anos. Em 2024, por exemplo, a Avalanche já havia fechado seus estúdios em Nova York e Montreal, resultando na demissão de cerca de 50 funcionários, equivalentes a aproximadamente 9% de sua força de trabalho global.

Comunicado oficial

Em nota divulgada ao público, a Avalanche Studios detalhou as mudanças:

“À luz dos desafios atuais para o nosso negócio e para a indústria, revisamos cuidadosamente a melhor forma de garantir o sucesso de longo prazo do Avalanche Studios Group. Essa análise nos levou à difícil conclusão de que precisamos fazer mudanças em nossa equipe e em nossas localidades. Como resultado, estamos propondo o fechamento do nosso estúdio em Liverpool e a abertura de um processo de consulta coletiva, conforme exigido pela lei do Reino Unido. Isso afetará todos os Avalanchers em Liverpool.”

O comunicado também destacou que os escritórios de Malmö e Estocolmo sofrerão redução de pessoal e reestruturação das equipes, com o objetivo de alinhar melhor os times às necessidades dos projetos atuais e futuros da empresa. A Avalanche reafirmou seu compromisso em apoiar os funcionários afetados durante o período de transição e assegurou que continua dedicada a desenvolver jogos de alta qualidade para suas comunidades de jogadores.

Impactos e perspectivas

O fechamento do estúdio em Liverpool e os cortes na Suécia evidenciam os desafios do setor de games, que combina altos custos de produção com expectativas crescentes de inovação e retorno financeiro. Para a Avalanche, as medidas representam um esforço de reestruturação estratégica, focado em sustentabilidade a longo prazo, mas também significam uma redução na capacidade operacional imediata da empresa.

Especialistas apontam que, embora cortes e fechamentos de estúdios sejam difíceis, essas medidas podem ser necessárias para que empresas com múltiplas sedes internacionais mantenham competitividade em um mercado cada vez mais exigente e volátil. Com uma base de fãs consolidada graças a Just Cause e outros títulos, a Avalanche Studios ainda possui potencial para retomar crescimento e inovação, mas terá que equilibrar cuidadosamente expansão de projetos e gestão financeira em meio às novas reestruturações.

Fonte: Avalanche Studios