Ghost of Yotei: Comparação gráfica com Ghost of Tsushima revela avanços sutis, porém marcantes

Ghost of Yotei: Comparação gráfica com Ghost of Tsushima revela avanços sutis, porém marcantes

Sequência aposta em avanços sutis na iluminação, texturas e desempenho para elevar a experiência visual


À primeira vista, Ghost of Yotei pode parecer não apresentar um salto gráfico expressivo em relação a Ghost of Tsushima. No entanto, uma análise mais cuidadosa revela que as melhorias estão nos detalhes — e fazem diferença.

Ghost of Tsushima foi um marco visual no PS4, graças à direção de arte da Sucker Punch e ao estilo quase pictórico. A versão Director’s Cut, lançada para PS5, trouxe melhorias de desempenho e maior resolução, reforçando a beleza do jogo.

Porém, a sequência manteve o mesmo estilo artístico, o que levou parte dos fãs a esperar um salto gráfico maior. Houve até quem criticasse os trailers de Ghost of Yotei, chamando-o de “reskin” ou “DLC”.

Agora, com comparações gráficas detalhadas, a Sucker Punch demonstra que a nova aventura aprimora de forma sólida a sua engine interna, oferecendo avanços perceptíveis.

Detalhes que fazem a diferença

O canal do YouTube ElAnalistaDeBits (via TwistedVoxel) comparou diretamente os gráficos dos dois jogos. O resultado mostra que Ghost of Yotei supera seu antecessor em vários aspectos.

O sistema de iluminação é o grande destaque, criando ambientes mais imersivos e realistas. As texturas estão mais nítidas e os modelos de personagens receberam um refinamento notável. A profundidade de campo agora revela paisagens ainda mais impressionantes.

Outro avanço está na interatividade com o cenário: o fogo deixa marcas visíveis, grama e pequenas árvores podem ser derrubadas, e até a neve exibe rastros dinâmicos conforme os personagens se movimentam.

Desempenho e Ray Tracing Pro

Em termos técnicos, o salto é igualmente significativo. Enquanto no PS4 o primeiro jogo rodava em 1080p a 30 FPS, Ghost of Yotei atinge 60 FPS no modo Performance, com resolução em 1440p.

Para os donos de um PS5 Pro, o jogo conta com o modo Ray Tracing Pro, que mantém os 60 FPS, eleva a qualidade da iluminação e trabalha com resolução dinâmica entre 1080p e 1440p.

Confira o video de comparação abaixo:


Os jogadores poderão conferir essas melhorias quando Ghost of Yotei for lançado em 2 de outubro de 2025, exclusivamente para PS5. As primeiras impressões já apontam que a nova jornada de Atsu promete não só honrar, mas elevar o legado de Tsushima.

Fonte: ElAnalistaDeBits / TwistedVoxel