Xbox Series S deixa de ser “vilão” e recebe elogios do diretor de Final Fantasy 7 Remake
Por muito tempo, o Xbox Series S foi alvo de críticas na indústria por ser considerado um “freio” para os avanços desta geração de consoles. Lançado junto com o Series X em novembro de 2020, o modelo mais acessível da Microsoft traz especificações mais modestas — principalmente na GPU e na memória RAM —, o que frequentemente foi apontado por desenvolvedores como um desafio extra na hora de otimizar os jogos.
No entanto, o diretor de Final Fantasy 7 Remake, Naoki Hamaguchi, ofereceu uma visão bem diferente em uma entrevista recente, surpreendendo a comunidade gamer ao elogiar o console.
“Bastante sólido”, diz Hamaguchi
Falando ao Windows Central (via Tech4Gamers), Hamaguchi destacou que, apesar das limitações, o Series S se mostrou um hardware confiável durante o desenvolvimento do jogo:
“Em termos de especificações de hardware, eu diria que o Xbox Series S é, na verdade, bastante sólido. Não encontramos muitos desafios com o poder de processamento; a maior parte dos problemas estava relacionada à memória.”
O diretor explicou que a experiência adquirida com a otimização da versão para PC ajudou bastante na adaptação para o Series S. Ele mencionou que a equipe se inspirou em filosofias do Nanite do Unreal Engine 5, adaptando soluções próprias para o Unreal Engine 4, usado no remake.
“Conseguimos entregar gráficos estáveis e até recebemos a verificação para o Steam Deck. Estamos muito orgulhosos do que alcançamos, mesmo em sistemas com especificações mais baixas.”
Vale lembrar que a versão Intergrade de Final Fantasy 7 Remake será lançada para Xbox e para o Switch 2 em 22 de janeiro de 2026.
A nova filosofia da Square Enix
Hamaguchi também comentou a mudança estratégica da Square Enix, agora mais voltada para o multiplataforma. Segundo ele, a chegada de um novo presidente à empresa redefiniu a visão de negócios.
“O ponto mais importante é que temos um novo presidente na Square Enix, e isso trouxe uma nova direção para lançamentos multiplataforma. A visão agora é tornar Final Fantasy acessível a um público cada vez maior, seja no Xbox Cloud Gaming, em consoles ou PCs portáteis.”
Para Hamaguchi, essa mudança representa um passo importante para o futuro da franquia e da empresa. O diretor, inclusive, revelou ser fã do ecossistema da Microsoft:
“Eu mesmo sou, sem dúvida, fã do Xbox. Farei o meu melhor para garantir que a Square Enix possa continuar a alcançar um público mais amplo, incluindo usuários do Xbox. Então, meu muito obrigado também.”
A fala de Hamaguchi quebra a narrativa predominante de que o Series S é apenas um obstáculo. Ao contrário, ele se mostrou confiante na capacidade do console de entregar experiências de alta qualidade, desde que o trabalho de otimização seja bem conduzido.
Fonte: Windows Central / Tech4Gamers