Mecânica de hacking da androide Diana foi o maior desafio do desenvolvimento e causou anos de ajustes e atrasos no ambicioso jogo de ficção científica.
Após anos de silêncio e vários adiamentos, Pragmata finalmente tem uma nova janela de lançamento: 2026. Em entrevista recente, o diretor do jogo, Cho Yonghee, revelou o que realmente atrasou o ambicioso projeto de ficção científica da Capcom.
Anunciado em junho de 2020 como um dos primeiros títulos para a nova geração de consoles, Pragmata chamou atenção pelo tom misterioso e pela estética sci-fi. Originalmente previsto para 2022, o jogo foi adiado para 2023 e, depois, para uma data indefinida. Somente no State of Play de junho de 2025, a Capcom apresentou um novo trailer com gameplay e confirmou o lançamento para 2026.
O elemento que atrasou tudo: a mecânica de hacking
Segundo Yonghee, o maior desafio do desenvolvimento foi justamente o recurso que torna o jogo especial: o sistema de hacking da androide Diana, que atua em parceria com o protagonista Hugo.
“Esse foi um grande motivo para os atrasos”, afirmou Yonghee ao TheGamer durante a Tokyo Game Show 2025.
“Houve muita tentativa e erro, idas e vindas, até descobrirmos como a mecânica se encaixaria de forma natural no jogo.”
O produtor Naoto Oyama acrescentou que a integração entre o hacking de Diana e o combate de tiro de Hugo exigiu um trabalho meticuloso:
“Precisávamos equilibrar as duas mecânicas. Até mesmo detalhes como o espaço que a interface de hacking ocupa na tela durante as batalhas precisaram ser testados e refinados.”
Nenhum arrependimento com o anúncio antecipado
Apesar do longo hiato, os criadores defendem que a revelação inicial foi benéfica.
“Se não tivéssemos mostrado o primeiro trailer em 2020, Pragmata talvez não fosse o mesmo jogo hoje”, disse Yonghee.
Oyama complementou que a expectativa contínua ajudou a manter o projeto relevante:
“Sempre que havia um evento digital, as pessoas perguntavam por Pragmata. Isso manteve o hype vivo.”
O que vem a seguir
Pragmata será lançado em 2026 para PS5, Xbox Series X/S e PC, mas a data exata ainda não foi divulgada. A Capcom promete que o tempo extra foi essencial para entregar uma experiência polida e fiel à visão original do projeto.
Fonte: TheGamer