Portes para PC podem limitar o desempenho do PS6, enquanto portátil complementa a experiência sem comprometer o console
Enquanto a Sony trabalha no desenvolvimento do PlayStation 6, rumores indicam que a empresa também prepara um novo console portátil, possivelmente lançado junto com a plataforma de última geração. Apesar de algumas preocupações de fãs sobre o portátil prejudicar o PS6, Bryan Heemskerk, da Massive Damage, aponta que a verdadeira limitação pode estar nas conversões para PC, e não no dispositivo portátil.
Portátil não será um obstáculo
O PS6 promete desempenho significativamente superior ao do PS5, com rumores de até 40 teraflops de poder de processamento, comparável a uma placa de vídeo RTX 5090 em termos de ray tracing. O portátil planejado permitirá rodar títulos do PS6 em uma versão otimizada, o que gerou comparações com a situação do Xbox Series X e S.
No entanto, Heemskerk explica no podcast Broken Silicon do Moore’s Law is Dead (via Wccftech) que portar jogos para um portátil moderno é relativamente simples. Vivemos em uma era pós-resolução, e tecnologias de upscaling, como o DLSS, garantem que títulos como Street Fighter 6 tenham boa aparência mesmo no Switch 2, apesar da resolução menor.
Dessa forma, o portátil não deverá impactar o desempenho do PS6. Graças à forte presença de mercado da Sony, a empresa pode estabelecer facilmente o portátil como uma plataforma complementar, diferente do que ocorreu com o Series S da Microsoft.
Versões para PC podem ser o verdadeiro freio
Heemskerk aponta que o maior desafio vem dos inevitáveis portes para PC. Jogos planejados para múltiplos hardwares precisam considerar a diversidade de placas de vídeo e sistemas, o que muitas vezes impede que os títulos explorem plenamente o poder do console.
Como exemplo, ele cita Metal Gear Solid Delta: Snake Eater, remake que enfrenta problemas técnicos em versões multiplataforma, contrastando com exclusivos como Death Stranding 2, que aproveitam totalmente o potencial do PS5. Outro exemplo é Metroid Prime Remastered, exclusivo do Nintendo Switch, que consegue extrair o máximo do hardware por não ter versão para PC.
Perspectivas do PS6
Embora o impacto do portátil ainda seja discutido, o PS6 deve chegar apenas em 2029, com uma possível revelação em 2028. Mark Cerny, arquiteto do PlayStation, afirmou que o cronograma de desenvolvimento da Sony está planejado para vários anos, garantindo tempo suficiente para equilibrar desempenho, portabilidade e suporte a múltiplas plataformas.
Fonte: Wccftech