Xbox Play Anywhere enfrenta resistência de grandes desenvolvedoras

Xbox Play Anywhere enfrenta resistência de grandes desenvolvedoras

Recurso permite jogar no PC e no Xbox com uma única compra, mas adesão por estúdios permanece limitada


Na sua loja própria, a Microsoft oferece um recurso exclusivo: o Xbox Play Anywhere, que permite aos jogadores adquirir apenas uma cópia de um jogo e utilizá-la tanto no PC quanto no Xbox. No entanto, fora dos títulos da Xbox Game Studios e de jogos independentes, a funcionalidade raramente é adotada por grandes editoras.

Desinteresse das desenvolvedoras

O jornalista Jez Corden, do portal Windows Central, revelou que conversou recentemente com diversos desenvolvedores, que mostraram pouco interesse em implementar o recurso. Em alguns casos, eles nem mesmo planejam lançar seus jogos na Microsoft Store, preferindo concentrar esforços no Steam.

“No momento, os desenvolvedores com quem conversei têm sido bem claros: eles não veem grande vantagem em oferecer suporte nativo à plataforma Xbox no PC, muito menos em ‘dar de graça’ uma licença dupla por meio do Xbox Play Anywhere”, afirmou Corden.

Desafio para o modelo de negócios da Microsoft

A proposta de oferecer duas cópias pelo preço de uma, ainda que em plataformas diferentes, não é vista como atrativa pelos estúdios. Isso porque poderia reduzir vendas adicionais de jogadores que possuem ambas as plataformas ou que decidam migrar de uma para outra, impactando o retorno financeiro esperado. Para contornar a situação, Corden sugere que a Microsoft poderia reduzir a taxa de 30% cobrada sobre as vendas de estúdios que adotarem o Xbox Play Anywhere ou oferecer maior suporte de marketing dentro do ecossistema Xbox, incentivando a adesão.


O cenário ganha ainda mais relevância com o lançamento do ROG Ally Xbox Edition, portátil que, apesar de promissor, não estimula a migração de jogadores de console, já que grande parte da biblioteca adquirida no Xbox não estará disponível. A limitação reforça a necessidade da Microsoft encontrar formas de tornar o Xbox Play Anywhere mais atrativo tanto para desenvolvedores quanto para jogadores.

Fonte: Windows Central