Impressões da PAX West 2025 indicam quedas severas de resolução e taxa de quadros abaixo de 30 fps, reacendendo temores sobre ports no novo console da Nintendo
Os rumores sobre problemas técnicos em grandes lançamentos para o Nintendo Switch 2 ganharam novo capítulo durante a PAX West 2025. Depois das críticas ao desempenho de Elden Ring no console, agora foi a vez de Star Wars Outlaws chamar atenção de forma negativa. O canal Good Vibes Gaming (GVG) teve acesso a uma demonstração fechada do jogo na feira e compartilhou impressões nada animadoras.
De acordo com a GVG, o título da Ubisoft apresentou desempenho irregular, com quedas frequentes de resolução e taxa de quadros que, em diversos momentos, ficaram abaixo dos 30 fps. O mais alarmante é que os testes se limitaram a áreas internas e a combates espaciais — trechos do mundo aberto, que exigem ainda mais do hardware, não foram mostrados.
Apesar de contar com ray tracing e suporte ao DLSS, o resultado geral foi considerado instável e bem inferior às versões de PC e PlayStation 5.
Ray tracing impressiona em detalhes, mas não sustenta o todo
O jornalista presente no evento destacou que a iluminação com ray tracing produziu bons resultados em pontos específicos, como no brilho das armaduras dos Stormtroopers e superfícies metálicas de Destroyers. Entretanto, em outros aspectos, a qualidade gráfica deixou a desejar:
“Eu esperava que o DLSS ajudasse a manter pelo menos 30fps estáveis, mas não acho que veremos isso aqui. A iluminação na personagem principal parecia chapada e o cabelo dela, em particular, não foi renderizado de forma convincente”, comentou o responsável pelo preview.
A dúvida levantada foi sobre a resolução nativa utilizada pelo jogo antes do upscale via DLSS, já que, mesmo com a tecnologia, o visual ainda demonstrou inconsistências marcantes.
Um port que remete aos problemas do Switch original
Outro ponto destacado pela GVG foi a impressão de que Outlaws sofreu cortes mais agressivos em comparação a outros ports feitos para o Switch 2 até agora.
“Parece que estamos de volta à época em que ports do Switch original de jogos de PS4 ou PS5 ficavam visivelmente piores. Isso era algo que ainda não tínhamos visto no Switch 2. A maioria dos ports no novo console se parece bastante com a geração atual… mas em Star Wars Outlaws essa perda é gritante desde o momento em que você aperta Start.”
A comparação resgata a memória dos jogadores com os ports problemáticos da geração anterior, quando jogos de grande porte chegavam ao primeiro Switch em versões bastante limitadas.
Expectativa para o lançamento
Star Wars Outlaws tem lançamento marcado para 4 de setembro de 2025 no Nintendo Switch 2, além de outras plataformas. Com a proximidade da data, a avaliação da GVG é de que dificilmente veremos melhorias significativas em relação ao que foi exibido na PAX West.
Para a Ubisoft, o desafio será equilibrar a ambição técnica do título com as limitações de hardware, evitando que a versão de Switch 2 acabe ofuscada pelas versões de consoles mais poderosos.
Fonte: My Nintendo News