Microsoft apresenta entrega avançada de shaders para jogos em Windows durante a Gamescom

Microsoft apresenta entrega avançada de shaders para jogos em Windows durante a Gamescom

Nova tecnologia promete reduzir tempos de carregamento e travamentos em PCs, estreando nos dispositivos portáteis ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X.


Durante a edição de 2025 da Gamescom, a Microsoft apresentou novas soluções para aprimorar a experiência de jogos em Windows, com foco especial em dispositivos portáteis. A principal novidade anunciada foi a entrega avançada de shaders, tecnologia que promete reduzir significativamente os tempos de carregamento e travamentos durante a primeira execução de jogos em PCs, estreando nos modelos ROG Xbox Ally e ROG Xbox Ally X.

Como funciona a tecnologia

O recurso resolve um dos problemas mais comuns e frustrantes para jogadores de PC: a compilação de shaders gráficos no momento da execução, processo que frequentemente causa atrasos e queda de desempenho.

A solução da Microsoft, desenvolvida em parceria com equipes do Xbox e da AMD, consiste em pré-compilar os shaders na nuvem e distribuí-los via aplicativo Xbox para PC. Dessa forma, os jogos carregam mais rapidamente e apresentam menos travamentos. No caso do título Avowed, da Obsidian Entertainment, a tecnologia reduziu o tempo de inicialização em até 85%, além de otimizar o uso de bateria.


Este diagrama mostra como os shaders pré-compilados (PSDBs) são entregues ao usuário em um ROG Xbox Ally ou ROG Xbox Ally X

O funcionamento do sistema é baseado em duas etapas principais:

  • State Object Database (SODB): armazena dados de shaders em um formato padronizado.
  • Precompiled Shader Database (PSDB): os dados pré-compilados são distribuídos junto com o jogo, permitindo que todos os shaders necessários estejam disponíveis na primeira execução, eliminando a compilação local.

Além disso, o recurso detecta automaticamente atualizações de drivers, mantendo o cache de shaders sempre atualizado e garantindo desempenho consistente mesmo após mudanças no sistema.

Expansão e integração com desenvolvedores

Inicialmente, a entrega avançada de shaders não requer integração direta por parte dos estúdios. Entretanto, a Microsoft planeja trabalhar junto aos desenvolvedores para integrar a tecnologia aos motores de jogo, garantindo suporte completo desde o lançamento oficial de novos títulos.

Em paralelo, a empresa anunciou o lançamento do AgilitySDK em setembro, que fornecerá ferramentas e APIs para que desenvolvedores e lojas de jogos expandam a funcionalidade para outros títulos e dispositivos. A Microsoft também confirmou que continuará ampliando a compatibilidade da tecnologia com mais hardwares, prometendo novidades sobre a expansão em breve.

A introdução da entrega avançada de shaders representa um passo importante para otimizar a experiência de jogos em PCs, especialmente em dispositivos portáteis de alto desempenho. Com menor tempo de espera, carregamentos mais rápidos e menos travamentos, a Microsoft busca elevar o padrão de performance para o ecossistema Xbox em Windows, consolidando sua presença no mercado de jogos para PC.

Fonte: Microsoft