Double Fine confirma foco em novas IPs e descarta sequências de Psychonauts e Brutal Legend por enquanto

Double Fine confirma foco em novas IPs e descarta sequências de Psychonauts e Brutal Legend por enquanto

Tim Schafer revela que o estúdio quer apostar em projetos originais, enquanto prepara o lançamento de Keeper para outubro


A Double Fine Productions, conhecida por títulos icônicos como Psychonauts e Brütal Legend, está mudando o rumo de sua estratégia criativa. Em entrevista ao portal IGN, o diretor Tim Schafer deixou claro que os próximos anos do estúdio não terão espaço para continuações dessas franquias queridas pelos fãs.

Segundo o criador, a prioridade agora é explorar IPs originais em vez de retomar universos já estabelecidos.

Um ciclo encerrado com Psychonauts 2

Após o sucesso de Psychonauts 2, lançado em 2021, muitos jogadores esperavam que a sequência abrisse caminho para novos capítulos da saga de Razputin ou até para o tão pedido Brütal Legend 2. No entanto, Schafer considera que já foi dado o devido espaço para as sequências.

“Estou trabalhando em outras coisas. O estúdio está desenvolvendo vários projetos no momento e todos são IPs originais, porque fizemos Psychonauts 2, e isso já basta para nós por um tempo se tratando de sequências”, afirmou.

Com isso, a expectativa de ver um Psychonauts 3 ou a volta do universo de heavy metal de Brütal Legend deve ficar em pausa por tempo indeterminado.



Keeper, o próximo passo criativo

Enquanto deixa as sequências de lado, a Double Fine já tem um novo título em desenvolvimento: Keeper, uma aventura de atmosfera contemplativa que mistura narrativa e quebra-cabeças. No jogo, os jogadores assumem o papel de um guardião que desperta um farol esquecido, embarcando em uma jornada fantástica acompanhado por uma ave marinha espirituosa. O título promete mergulhar os jogadores em reinos misteriosos “além da compreensão”, reforçando a identidade autoral que sempre marcou os projetos do estúdio.

Keeper está confirmado para 17 de outubro de 2025, chegando ao PC e Xbox Series X|S, com estreia no catálogo do Game Pass já no lançamento. A decisão de apostar em projetos inéditos reforça a proposta da Double Fine de se manter como um estúdio voltado à experimentação, valorizando narrativas únicas e conceitos criativos em vez de depender apenas de suas franquias mais consagradas.

Fonte: IGN