Battlefield 6: “Sim, habilidade também conta” — DICE esclarece polêmica sobre matchmaking

Battlefield 6: “Sim, habilidade também conta” — DICE esclarece polêmica sobre matchmaking

No último fim de semana, com o beta aberto de Battlefield 6, jogadores do mundo todo puderam experimentar pela primeira vez o novo e ambicioso capítulo da franquia. O evento marcou o maior beta da história da série e recebeu muitos elogios, mas também trouxe algumas críticas.

Entre elas, o recurso Flick Look — que permite giros instantâneos de 180 graus com apenas um botão — e, principalmente, o sistema de matchmaking. Parte da comunidade acusou a DICE de utilizar um sistema baseado em habilidade (SBMM) de forma mais intensa do que havia prometido, priorizando o nível dos jogadores na hora de montar as partidas.

No X (antigo Twitter), David Sirland, produtor-chefe de Battlefield 6, rebateu as críticas e afirmou que o estúdio não utiliza um SBMM rigoroso. Segundo ele, a habilidade é apenas um dos fatores avaliados e, na verdade, está longe de ser o mais importante.

“O beta aberto utilizou todas as prioridades de matchmaking que teremos no lançamento, iguais às dos títulos anteriores. Priorizamos o ping e o tempo de espera em vez da maioria dos outros critérios. Habilidade é um fator, mas está no fim da lista”,

-explicou Sirland.

O produtor destacou ainda que os principais modos de jogo exigem um leque variado de habilidades para funcionar bem, e que o matchmaking é projetado para equilibrar as equipes sem comprometer a diversidade de estilos e funções dentro do campo de batalha.

Battlefield 6 será lançado em 10 de outubro de 2025 para PC, PS5 e Xbox Series X/S, com opções da Edição Standard e da Edição Phantom, que trará conteúdos exclusivos. Para quem perdeu o primeiro teste, a segunda fase do beta aberto está marcada para 14 a 17 de agosto de 2025.