Disponível para PS5 e PC desde o ano passado, Helldivers 2 se prepara para chegar também ao Xbox Series X/S este mês, marcando o primeiro título publicado pela Sony a estrear no console da Microsoft. A expectativa é de que a base de jogadores cresça ainda mais — atualmente, cerca de 2,5 milhões de pessoas entram semanalmente em combate para defender a Super-Terra.
Apesar do sucesso, parte da comunidade afirma que o jogo já não oferece desafios suficientes. A Arrowhead reconhece o problema, mas, segundo o CEO Shams Jorjani, aumentar a dificuldade não é tão simples quanto parece.
Desafio técnico e busca por novas soluções
Em conversa no servidor oficial do Discord (via Comicbook), Jorjani revelou que a equipe já trabalha para criar novos níveis de desafio. Questionado sobre um possível aumento do limite de habilidade no nível de dificuldade máxima, ele explicou que mudanças desse tipo precisam ser feitas com cautela para evitar comprometer a estabilidade do jogo.
“Mais inimigos tornam o jogo mais difícil, mas também prejudicam o desempenho. Queremos encontrar outras maneiras de aumentar a dificuldade.”
-afirmou.
O executivo destacou ainda que, embora alguns jogadores apreciem a dificuldade 10, a maioria prefere níveis mais baixos.
Correção de bugs no momento é prioridade
Além da questão do desafio, o estúdio lida com problemas técnicos. Após duas semanas de férias de verão, a Arrowhead admitiu que Helldivers 2 “não está em sua melhor forma”, enfrentando bugs e quedas de desempenho provocados pelo último patch de balanceamento lançado antes das festas de fim de ano.
Por isso, a prioridade agora é “100% focar na correção de bugs e na otimização”. Segundo Jorjani, cada nova atualização exige atenção extra para garantir qualidade e estabilidade.
“Às vezes, não atendemos às expectativas. Cada vez que adicionamos conteúdo, o desempenho fica sob mais pressão.”
-comentou.
Personalização e atualização de dificuldade virão, mas sem pressa
A aguardada atualização de dificuldade não deve chegar tão cedo, mas está confirmada. O mesmo vale para outro pedido frequente da comunidade: a personalização de armaduras. Sobre esse recurso, Jorjani já havia dito, em julho, que a equipe “precisa ser extremamente cuidadosa” e que não pretende “apressar nada até que tudo esteja funcionando perfeitamente”.
A Arrowhead deixa claro que, embora as melhorias de dificuldade e personalização estejam no horizonte, a prioridade é garantir estabilidade e desempenho, evitando apressar mudanças que possam comprometer a experiência dos jogadores.
Fonte: Comicbook