Sea of Stars surpreende: sucesso foi sete vezes maior do que o esperado, revela diretor

Sea of Stars surpreende: sucesso foi sete vezes maior do que o esperado, revela diretor

Lançado no verão de 2023, o encantador RPG Sea of Stars, do estúdio independente Sabotage, conquistou o público com sua abordagem refinada ao combate por turnos e um pós-lançamento generoso em conteúdo. O jogo não só cativou pela nostalgia visual, mas também surpreendeu em números: segundo o diretor Thierry Boulanger, o sucesso foi sete vezes maior do que o esperado.

Durante entrevista à Game Informer, Boulanger comentou os bastidores do sucesso e revelou que o título já foi jogado por mais de seis milhões de pessoas, mesmo tendo sido disponibilizado desde o lançamento em serviços como PlayStation Plus e Xbox Game Pass.

PlayStation como grande motor do sucesso

Apesar do otimismo inicial com a qualidade do projeto, o estúdio não imaginava que Sea of Stars fosse alcançar tamanha projeção. “Você nunca espera os números de um jogo AAA”, explicou Boulanger, mencionando que nem sequer contavam com uma grande editora por trás — ao contrário do que aconteceu com The Messenger, o jogo anterior do estúdio.

Sem divulgar números exatos de vendas, o diretor revelou que a maioria da base de jogadores veio do ecossistema PlayStation, com destaque para o catálogo da PS Plus. Segundo ele, o serviço da Sony se mostrou um ambiente ideal para um RPG desse porte, com uma curadoria mais enxuta que favorece o destaque de jogos como Sea of Stars.

“Não quero dizer que o Game Pass prioriza quantidade em detrimento da qualidade. Eles apenas oferecem muito mais. Já o PlayStation mantém as coisas mais compactas.”

-explicou Boulanger.

Um RPG de alma console

Apesar do desempenho consistente no PC (via Steam), a Sabotage vê Sea of Stars como um jogo essencialmente voltado para consoles, com performance e recepção mais expressivas nos sistemas da Sony.

Sobre uma eventual versão para o Switch 2, Boulanger foi direto: não é uma prioridade. Como o jogo já está disponível para o Switch original, e por conta do seu visual pixelado que não exigiria muito do novo hardware, a adaptação não traria ganhos significativos à experiência.

Sea of Stars está disponível para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One, Nintendo Switch e PC. Em maio de 2025, o título recebeu a DLC gratuito Throes of the Watchmaker, que expandiu o conteúdo com novas histórias, classes e habilidades, mantendo a chama acesa junto à comunidade.

Fonte: Game Informer