Embora o lançamento de GTA 6 só esteja previsto para 26 de maio de 2026, a Rockstar Games já começa a movimentar os bastidores para dar forma a novos recursos, incluindo um possível sistema robusto de conteúdo gerado por usuários (UGC).
Vagas sugerem novidades na plataforma de criação
No site oficial da empresa, duas novas vagas chamaram a atenção da comunidade. Uma delas é para Gerente Associado de Conformidade em Bangalore, na Índia, e a outra para Gerente Sênior de Produto no escritório de Manhattan, nos EUA. Ambas estão diretamente ligadas a plataformas criativas como FiveM e RedM, ferramentas voltadas para mods e servidores personalizados em GTA V e Red Dead Online.
De acordo com a descrição dos cargos, os novos profissionais irão “impulsionar iniciativas essenciais nas plataformas de criadores” e monitorar “tendências emergentes em UGC, games e tecnologia”.
De vilã a aliada do conteúdo da comunidade
Historicamente, a Rockstar teve uma relação complicada com mods e servidores personalizados. No início, chegou a restringir iniciativas de jogadores. Mas isso mudou com o tempo e ganhou força em 2023, quando a empresa adquiriu a equipe CFX.RE, responsável pelas ferramentas FiveM e RedM, que popularizaram os servidores de roleplay.
Durante a pandemia, esse tipo de conteúdo explodiu em popularidade, com jogadores criando narrativas próprias e transmitindo suas sessões para milhares de espectadores na Twitch. Essa adesão massiva parece ter incentivado a Rockstar a abraçar de vez o potencial do conteúdo criado pela comunidade.
Rumores já apontavam para UGC em GTA 6
Os boatos não são novos. Em fevereiro, surgiram informações de que a Rockstar estaria dialogando com criadores de Fortnite, Roblox e modders de GTA para estudar como integrar melhor o UGC em GTA 6. Segundo a reportagem da época, ainda não estava claro como os criadores seriam recompensados ao levar suas ideias e públicos para dentro do novo jogo, além da exposição, é claro, em um dos títulos mais aguardados da década.
Apesar do burburinho crescente, a Rockstar ainda não confirmou oficialmente se GTA 6 trará ferramentas de criação nativas ou um sistema integrado de UGC. Mas as recentes movimentações no setor de recrutamento sugerem que a ideia está, sim, em pauta.
Fonte: GameRant