A Microsoft começou a implementar um novo sistema de verificação de idade para usuários do Xbox no Reino Unido, como parte do processo de adequação ao Online Safety Act, legislação que busca reforçar a segurança digital de crianças e adolescentes.
Verificação será obrigatória em 2026
Por enquanto, a verificação de idade é opcional, mas a partir do início de 2026, os usuários que não passarem pelo processo terão recursos sociais limitados — só poderão interagir com amigos previamente adicionados. Compras anteriores, conquistas, histórico de jogos e a capacidade de jogar, no entanto, não serão afetados.
“A verificação de idade por parte do jogador não afetará compras anteriores, conteúdos adquiridos, histórico de jogo, conquistas ou a possibilidade de jogar e comprar jogos”, esclareceu o Xbox em nota oficial.
Microsoft se antecipa à concorrência
A vice-presidente de confiança e segurança em jogos da Microsoft, Kim Kunes, afirmou que a empresa está trabalhando com comunidades locais, reguladores e parceiros para garantir a melhor abordagem possível, respeitando a privacidade dos jogadores.
“Não existe uma solução única para garantir a segurança dos jogadores, por isso esses métodos podem variar entre regiões e experiências”, declarou Kunes.
Até o momento, PlayStation, Nintendo e outras gigantes da indústria ainda não anunciaram medidas semelhantes, mas espera-se que também adotem verificações de idade para cumprir a nova legislação britânica. Embora o Online Safety Act tenha sido criado com o objetivo de proteger menores de idade, a nova lei também vem recebendo críticas.
Especialistas apontam que o sistema pode ser facilmente burlado com o uso de VPNs ou imagens manipuladas, como artes de jogos — Death Stranding 2 foi citado como exemplo em discussões online. Mesmo assim, a Microsoft reforça a importância do processo e incentiva os jogadores a realizarem a verificação o quanto antes, para evitar interrupções futuras nas funcionalidades sociais da plataforma.
Fonte: VGC