Desde seus trailers de estreia, GTA 6 já impressiona com visuais que beiram o realismo absoluto. Modelos de personagens incrivelmente detalhados, ambientes vibrantes e uma atmosfera que salta da tela levantaram suspeitas sobre a autenticidade das imagens, mas a Rockstar foi direta: tudo foi capturado diretamente no PS5, misturando trechos de gameplay e cutscenes.
Ainda assim, uma dúvida permanece entre os fãs: o jogo rodará a 30 ou 60 quadros por segundo?
O dilema da taxa de quadros: performance ou fidelidade?
A aposta de muitos especialistas é que GTA 6 deverá rodar a 30 FPS nos consoles atuais, especialmente devido ao altíssimo padrão gráfico. O ex-desenvolvedor da Rockstar, Mike York, acredita que os 60 FPS só seriam viáveis com a ajuda de tecnologias como upscaling por IA, algo que poderia ser explorado futuramente no PS5 Pro.
Já Obbe Vermeij, outro veterano da Rockstar envolvido em clássicos da série GTA, foi ainda mais direto. Em resposta a uma pergunta no X (antigo Twitter), ele afirmou que a escolha da taxa de quadros foi “um meio-termo”:
“A 30 quadros por segundo, é possível renderizar o dobro de polígonos que a 60. Em um jogo de ação competitivo, prioriza-se a fluidez, mas no caso de GTA, os visuais podem pesar mais.”
Ou seja, a Rockstar parece estar focada em entregar uma experiência visualmente impactante, mesmo que isso exija sacrificar a suavidade dos 60 FPS.
PS5 Pro pode ser a solução?
Apesar do ceticismo em torno dos consoles atuais, há esperança para quem sonha com uma versão de GTA 6 rodando a 60 FPS. Segundo o insider Detective Seeds, fontes confiáveis dentro da Sony confirmaram que o PS5 Pro já está conseguindo rodar o jogo a 60 quadros estáveis.
O segredo estaria em uma colaboração próxima entre a Rockstar e os engenheiros do PlayStation, além do uso de uma nova tecnologia de upscaling, chamada internamente de Amethyst. Essa ferramenta substituiria o PSSR atual e seria essencial para alcançar os 60 FPS sem comprometer a qualidade gráfica.
Lançamento confirmado
GTA 6 está previsto para chegar em 26 de maio de 2026, com lançamento confirmado para PS5 e Xbox Series X/S. Ainda não há menção oficial sobre uma versão para PS5 Pro ou PC, mas os rumores indicam que mais novidades devem surgir até o final de 2025.