Embora Ghost of Tsushima tenha conquistado o público com sua ambientação deslumbrante e narrativa envolvente, nem tudo foi perfeito. As atividades paralelas do mundo aberto foram um dos pontos mais criticados, com missões secundárias que muitas vezes se resumiam a investigar rastros, seguir pistas e enfrentar inimigos — uma fórmula repetitiva que cansava com o tempo.
Agora, com Ghost of Yotei, a Sucker Punch pretende corrigir esse caminho. Em entrevista à Automaton, os diretores criativos Nate Fox e Jason Connell revelaram que as lições aprendidas com o primeiro jogo foram fundamentais no desenvolvimento do novo título. Segundo eles, o foco é criar um mundo aberto mais variado, curioso e surpreendente, onde o jogador não sinta que está apenas “ticando” caixas em uma lista de tarefas.
“Queremos que a curiosidade mova a exploração, não a repetição”
Fox reconheceu que, apesar do carinho pelo projeto original, Ghost of Tsushima pecou no ritmo e na diversidade das atividades paralelas.
“Recebemos muitos comentários sobre como certas interações, como seguir a raposa até santuários escondidos, se tornavam monótonas com o tempo. Em Yotei, queremos evitar isso. Nosso objetivo é criar momentos únicos, que recompensem a exploração com variedade e surpresa.”
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A nova abordagem da equipe se traduz em conteúdos paralelos repensados. Atividades conhecidas, como o corte de bambus, estarão de volta, mas dividindo espaço com novidades como a pintura sumi-e em primeira pessoa e um jogo de cara ou coroa inspirado no tradicional Ohajiki japonês. A promessa é que cada descoberta no mapa tenha sua própria identidade.
Escopo semelhante, experiência mais rica
Mesmo com a ampliação do dinamismo, Ghost of Yotei manterá uma estrutura similar à do jogo anterior. Connell explicou que o tamanho do mundo e a duração média da campanha serão comparáveis aos de Tsushima, que podia ser finalizado em cerca de 25 horas — ou mais de 60 horas para quem buscasse completá-lo por inteiro. A diferença, segundo ele, estará na qualidade e diversidade das interações ao longo da jornada.
O lançamento está marcado para 2 de outubro de 2025, exclusivamente no PlayStation 5. As pré-vendas já começaram, com opções que vão desde a edição padrão até uma luxuosa edição de colecionador, trazendo itens físicos e conteúdos digitais exclusivos.
Além disso, a Sony lançará um PS5 temático de Ghost of Yotei no dia do lançamento, acompanhado por um controle DualSense com o mesmo design. Ambos também estarão disponíveis separadamente, incluindo uma capa personalizada para quem já possui o console.