Ghost of Yotei promete evoluir além de Tsushima com mundo aberto mais dinâmico

Ghost of Yotei promete evoluir além de Tsushima com mundo aberto mais dinâmico

Embora Ghost of Tsushima tenha conquistado o público com sua ambientação deslumbrante e narrativa envolvente, nem tudo foi perfeito. As atividades paralelas do mundo aberto foram um dos pontos mais criticados, com missões secundárias que muitas vezes se resumiam a investigar rastros, seguir pistas e enfrentar inimigos — uma fórmula repetitiva que cansava com o tempo.

Agora, com Ghost of Yotei, a Sucker Punch pretende corrigir esse caminho. Em entrevista à Automaton, os diretores criativos Nate Fox e Jason Connell revelaram que as lições aprendidas com o primeiro jogo foram fundamentais no desenvolvimento do novo título. Segundo eles, o foco é criar um mundo aberto mais variado, curioso e surpreendente, onde o jogador não sinta que está apenas “ticando” caixas em uma lista de tarefas.

“Queremos que a curiosidade mova a exploração, não a repetição”

Fox reconheceu que, apesar do carinho pelo projeto original, Ghost of Tsushima pecou no ritmo e na diversidade das atividades paralelas.

“Recebemos muitos comentários sobre como certas interações, como seguir a raposa até santuários escondidos, se tornavam monótonas com o tempo. Em Yotei, queremos evitar isso. Nosso objetivo é criar momentos únicos, que recompensem a exploração com variedade e surpresa.”

-comentou

A nova abordagem da equipe se traduz em conteúdos paralelos repensados. Atividades conhecidas, como o corte de bambus, estarão de volta, mas dividindo espaço com novidades como a pintura sumi-e em primeira pessoa e um jogo de cara ou coroa inspirado no tradicional Ohajiki japonês. A promessa é que cada descoberta no mapa tenha sua própria identidade.

Escopo semelhante, experiência mais rica

Mesmo com a ampliação do dinamismo, Ghost of Yotei manterá uma estrutura similar à do jogo anterior. Connell explicou que o tamanho do mundo e a duração média da campanha serão comparáveis aos de Tsushima, que podia ser finalizado em cerca de 25 horas — ou mais de 60 horas para quem buscasse completá-lo por inteiro. A diferença, segundo ele, estará na qualidade e diversidade das interações ao longo da jornada.

O lançamento está marcado para 2 de outubro de 2025, exclusivamente no PlayStation 5. As pré-vendas já começaram, com opções que vão desde a edição padrão até uma luxuosa edição de colecionador, trazendo itens físicos e conteúdos digitais exclusivos.

Além disso, a Sony lançará um PS5 temático de Ghost of Yotei no dia do lançamento, acompanhado por um controle DualSense com o mesmo design. Ambos também estarão disponíveis separadamente, incluindo uma capa personalizada para quem já possui o console.