Lançado em maio deste ano, Blades of Fire, o novo jogo de ação da MercurySteam — estúdio conhecido por Castlevania: Lords of Shadow — chegou ao mercado com expectativas elevadas. Publicado pela 505 Games, o título conquistou recepção mediana da crítica (71 no Metacritic), mas agradou bastante os jogadores, que lhe deram nota 8.2. Ainda assim, o desempenho comercial ficou longe do esperado.
Em comunicado oficial, a 505 Games reconheceu que o jogo resultou em um prejuízo estimado de 10 milhões de euros no ano fiscal encerrado em 30 de junho de 2025. Segundo a empresa, a baixa performance de vendas é reflexo direto de um mercado cada vez mais saturado e desafiador — especialmente para títulos inéditos.
“O lançamento de Blades of Fire, em 22 de maio de 2025, para consoles e exclusivamente na Epic Games Store no PC, ficou abaixo das expectativas do grupo, apesar das avaliações amplamente positivas da mídia e do público.”
-afirmou a editora.
A 505 Games também destacou um dos principais obstáculos enfrentados: a ausência de uma marca já estabelecida. Em um cenário onde grandes franquias continuam dominando as atenções, jogos completamente novos enfrentam resistência para conquistar espaço — mesmo quando bem avaliados.
Os dados semestrais do mercado europeu confirmam essa tendência. As paradas de vendas foram lideradas, em sua maioria, por títulos mais antigos, com exceções pontuais como Assassin’s Creed: Shadows e Kingdom Come: Deliverance 2.
Com esse cenário, cresce a preocupação entre analistas sobre a viabilidade do modelo tradicional AAA. Diante dos custos cada vez mais altos de produção e das dificuldades em atrair jogadores para experiências inéditas, o setor parece caminhar para uma encruzilhada.