Microsoft cancela MMORPG da ZeniMax para priorizar novos projetos da franquia Fallout

Microsoft cancela MMORPG da ZeniMax para priorizar novos projetos da franquia Fallout

A mais recente reestruturação da Microsoft já está provocando impactos diretos em seu portfólio de jogos. Entre os títulos cancelados está Blackbird, um ambicioso MMORPG desenvolvido pela ZeniMax Online Studios, responsável por The Elder Scrolls Online. O projeto, em desenvolvimento desde 2018, foi oficialmente encerrado como parte da onda de demissões em massa que atingiu cerca de 9 mil funcionários em diversas divisões da empresa.

Cancelamento estratégico: foco em Fallout

Embora a Microsoft não tenha explicado os motivos da decisão, novas informações divulgadas por insiders como Jez Corden sugerem que o cancelamento de Blackbird foi uma ação estratégica para realocar recursos em projetos da franquia Fallout, que voltou aos holofotes após o sucesso da série live-action no Prime Video.

Segundo os rumores, a Bethesda está acelerando o desenvolvimento de novos jogos da série, incluindo um possível remaster de Fallout 3 e o tão aguardado Fallout 5, que teria recebido aprovação total para entrar em produção.

Blackbird: o MMO sci-fi que não verá a luz do dia

Conhecido internamente como Blackbird, o projeto era descrito como um MMORPG de tiro em terceira pessoa, com forte inspiração em títulos como Destiny, combinando mecânicas de looter-shooter e movimentação vertical — incluindo salto duplo e escalada. A estética seguia uma linha sci-fi noir, com ambientação densa e futurista.

De acordo com Jason Schreier, da Bloomberg, o título chegou a impressionar executivos da Xbox, incluindo Phil Spencer, mas foi cancelado abruptamente em julho de 2025, pouco antes de atingir um novo marco de desenvolvimento.

Cortes também atingem outros projetos

Além de Blackbird, outros projetos também foram afetados ou cancelados na recente reestruturação da divisão de jogos da Microsoft. Entre os títulos comprometidos estão Everwild (Rare) e Perfect Dark (The Initiative), ambos ainda envoltos em incertezas.

Com a priorização da marca Fallout, especula-se que a Microsoft e a Bethesda estejam considerando terceirizar parte do desenvolvimento de remakes e derivados, em uma estratégia que visa aproveitar o novo impulso da franquia no mercado.

Fonte: Resetera