Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 patina feio no Steam — estreia com números abaixo do esperado

Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 patina feio no Steam — estreia com números abaixo do esperado

Lançado em 11 de julho de 2025 para PS5, PS4, Xbox Series X/S, Xbox One, Switch e PC, Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 chegou com a missão de reacender a paixão dos fãs pelo skate digital. Mas, pelo menos no Steam, a manobra não aterrissou como o esperado.

Antes mesmo de lançar, o jogo já causava controvérsias: o modo carreira de Pro Skater 4 foi substituído por desafios de 2 minutos, alterações na trilha sonora desagradaram os nostálgicos e até o envolvimento de Bam Margera gerou críticas. Agora, os primeiros dados de desempenho no PC mostram que a empolgação do público não deslanchou.

Números modestos no Steam

Segundo o SteamDB, Tony Hawk’s Pro Skater 3+4 estreou apenas na 23ª posição dos jogos mais jogados da plataforma da Valve. No pico, o título alcançou 2.214 jogadores simultâneos e, atualmente, mal passa de mil. Apesar de superar Pro Skater 1+2 no Steam — que havia sido lançado primeiro na Epic Games Store — o novo pacote remasterizado ainda não empolga em números.

Game Pass: vilão ou vantagem?

Um dos principais fatores que pode estar afetando as vendas no PC é o Xbox Game Pass. O título está disponível no serviço desde o dia do lançamento, tanto para consoles quanto para PC, o que permite que assinantes joguem sem custo adicional. Além disso, com o suporte ao Xbox Cloud Gaming, nem é preciso instalar o game.

Isso pode explicar a performance tímida nas vendas do Steam.

Ainda é cedo para decretar queda

Apesar do começo morno no PC, ainda não há dados sobre o desempenho em consoles, onde a base de fãs é tradicionalmente mais forte. A Activision deve divulgar números oficiais em breve, o que ajudará a medir o verdadeiro impacto do relançamento.

E enquanto o Game Pass segue no centro do debate por conta das recentes demissões na Microsoft, o analista Mat Piscatella, da Circana, aponta que a verdadeira ameaça à indústria pode vir de outras direções — como a saturação de jogos live service.