The Witcher 4 será base tecnológica para futuros jogos da CD Projekt

The Witcher 4 será base tecnológica para futuros jogos da CD Projekt

A CD Projekt RED está trabalhando ativamente no próximo capítulo da franquia The Witcher, ainda sem título oficial, mas popularmente chamado de The Witcher 4. Embora poucos detalhes sobre a narrativa ou a protagonista — possivelmente Ciri — tenham sido revelados, a grande transformação da vez está nos bastidores: o abandono da REDengine e a adoção da Unreal Engine 5, motor gráfico que também será utilizado em The Witcher 5 e 6.

A troca de tecnologia marca uma mudança significativa na estratégia do estúdio, especialmente após as dificuldades enfrentadas com o lançamento problemático de Cyberpunk 2077, que expôs limitações técnicas da REDengine, desenvolvida internamente.

Unreal Engine 5 será pilar da nova trilogia

Segundo Jan Hermanowicz, gerente de produção de engenharia da CD Projekt, o uso da Unreal Engine 5 está sendo pensado de forma ampla e estratégica. O desenvolvimento de The Witcher 4 não serve apenas para construir um novo jogo, mas como base técnica para a nova trilogia e para outros projetos futuros do estúdio.

“O desenvolvimento dessas melhorias para a tecnologia de mundo aberto abrange todos esses projetos e beneficia todos eles. Estamos usando The Witcher 4 como veículo para impulsionar essa evolução técnica, o que, por consequência, beneficia toda a indústria”, afirmou Hermanowicz.

Com essa abordagem, o estúdio pretende criar soluções modulares e ferramentas customizadas dentro da Unreal Engine que poderão ser reutilizadas ou aprimoradas nos jogos seguintes, otimizando tempo e recursos de desenvolvimento.

Meta ambiciosa para a nova geração

A CD Projekt também confirmou que pretende alcançar 60 quadros por segundo nos consoles da geração atual — PlayStation 5 e Xbox Series X|S — com prioridade para o desempenho. Essa estratégia “console-first” reflete o desejo do estúdio de evitar os erros do passado, garantindo que as versões de console sejam estáveis desde o lançamento.

Ainda assim, a equipe reconhece desafios técnicos, especialmente em relação ao Xbox Series S, que possui hardware mais modesto em comparação ao Series X. A meta de 60 FPS permanece, mas ajustes pontuais poderão ser necessários para equilibrar performance e fidelidade gráfica.

Impacto além da CD Projekt

O aprimoramento da Unreal Engine 5 para The Witcher 4 poderá beneficiar não apenas os futuros jogos da CD Projekt, mas também outros estúdios que utilizam a mesma tecnologia. Ao colaborar com a Epic Games na adaptação da engine para grandes mundos abertos, a empresa polonesa contribui para o avanço técnico da indústria como um todo.

Embora ainda seja cedo para falar sobre The Witcher 5 e 6, a base estabelecida no quarto título deverá sustentar toda a nova trilogia e ditar os rumos da franquia nos próximos anos. Com promessas de inovação tecnológica e um cuidado maior com a experiência do jogador, a expectativa em torno do retorno à saga dos bruxos continua crescendo.

Fonte: GamesRadar