Borderlands 4 promete elevar o desafio: novo jogo da Gearbox quer testar até os veteranos da franquia

Borderlands 4 promete elevar o desafio: novo jogo da Gearbox quer testar até os veteranos da franquia

A Gearbox está pronta para agitar o universo de Borderlands mais uma vez. Previsto para o dia 12 de setembro de 2025, Borderlands 4 chega como o novo título principal da consagrada franquia de loot shooters, sucedendo Borderlands: The Pre-Sequel e o spin-off Tiny Tina’s Wonderlands (2022). E, desta vez, o estúdio quer ir além da fórmula tradicional: o objetivo é entregar uma experiência mais intensa, sem abandonar o espírito caótico que consagrou a série.

Em entrevista recente, Taylor Clark, roteirista-chefe do novo jogo, destacou a abordagem criativa da equipe.

“Somos uma equipe com ideias novas e queremos explorá-las em Borderlands 4.”

-afirmou.

Uma dessas ideias é justamente elevar o nível de desafio — principalmente para quem já domina o universo de Pandora e seus arredores.

Inceptus e os chefes mais difíceis da franquia?

A Gearbox começou a instigar os fãs ao revelar, na rede social X, uma imagem inédita de Inceptus, um dos novos chefes do jogo. A postagem destacou que “nada é mais difícil do que Inceptus”, atendendo aos pedidos antigos da comunidade por confrontos mais exigentes.

No entanto, nem todos concordaram com esse caminho. Um fã comentou diretamente com Randy Pitchford, CEO da Gearbox, demonstrando preocupação:

“Espero que não estejam transformando isso em Dark Souls. Não curto chefes absurdamente difíceis que tomam horas para vencer e nem garantem um loot lendário.”

Pitchford respondeu dizendo que consegue pensar em inimigos ainda mais complicados que Inceptus, reforçando a ideia de que os combates de Borderlands 4 podem surpreender até os jogadores mais experientes. Mas não se trata de uma guinada completa para o hardcore.

Intensidade maior, mas acessível para todos

A preocupação com a acessibilidade foi rapidamente abordada por Graeme Timmins, diretor criativo do projeto. Segundo ele, a demo apresentada recentemente foi propositalmente acelerada, o que pode ter dado a impressão de um jogo mais difícil do que será na versão final.

“Borderlands 4 é um pouco mais intenso que os anteriores, mas ainda mantém a pegada casual. Não é um jogo hardcore.”

-garantiu Timmins.

Ele ainda ressaltou que será possível ajustar a dificuldade, permitindo que cada jogador defina sua experiência de acordo com seu estilo.

Evolução nas armas e árvores de habilidades

Mesmo com o desafio em alta, os jogadores não estarão desamparados. Além da tradicional variedade absurda de armas, Borderlands 4 contará com as maiores árvores de habilidades da franquia. De acordo com Pitchford, cada um dos novos Caça-Arcas terá mais habilidades em sua árvore do que todos os personagens de Borderlands 2 e Borderlands 3 somados.

Essa expansão nas possibilidades de customização promete tornar o combate ainda mais estratégico e adaptável, permitindo que jogadores montem builds altamente personalizadas, com múltiplas formas de enfrentar os chefes mais temidos do jogo.

Lançamento e edições

Borderlands 4 chega em 12 de setembro de 2025 para PlayStation 5, Xbox Series X|S e PC. Uma versão para o Switch 2 também está em desenvolvimento e será lançada posteriormente. As pré-vendas já estão disponíveis, com três edições à escolha do público — embora a Edição de Colecionador não esteja disponível para o mercado Brasileiro.